Maceió

Desorientadas, tartarugas são atropeladas na Praia da Avenida; vídeo mostra resgate

Letícia Cardoso* | 14/01/19 - 09h56
Imagem mostra tartaruguinha morta na pista na noite desse domingo | TV Pajuçara / Henrique Pereira

Filhotes de tartarugas marinhas foram resgatados por dois homens, pai e filho, que passavam pela Praia da Avenida, em Maceió, na noite desse domingo, 13, depois que muitas delas foram atropeladas por carros na Avenida Assis Chateubriand.

Um dos homens registrou o momento em que várias tartaruguinhas chegavam à pista, em vez de seguirem em direção ao mar. No vídeo, o homem relata que ele e o pai estavam devolvendo os animais à praia, mas a maré dificultava o trabalho.

Assista:

De acordo o Instituto Biota de Conservação, que esteve no local, as luzes utilizadas para a iluminação pública da região causam fotopoluição e, por isso, as tartarugas ficam desorientadas e são atraídas para a pista.

A instituição informou que o período de nascimento das tartarugas deve continuar até abril. Segundo o Biota, a Prefeitura de Maceió já foi acionada para que essas luzes sejam desligadas no período reprodutivo e, aos poucos, sejam trocadas pelas que não causam efeitos de fotopoluição.

A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) informou por meio de nota que não existe comprovação do efeito dos refletores ou da iluminação na orla em atrair animais da espécie marinha, e que a iluminação na orla de Maceió garante melhor visibilidade e segurança para a população.


*Estagiária sob supervisão da editoria