O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) apreendeu, nessa última quarta-feira (19), 116 dedos de silicone em um local de prova e aula prática de autoescolas, no bairro Aricanduva, na zona leste de São Paulo. Essa é a segunda apreensão do material feita pelo Detran-SP em menos de 30 dias.
LEIA TAMBÉM
Os moldes de silicones foram encontrados em espaços usados pelas autoescolas para as aulas práticas e provas para tirar a carteira nacional de habilitação. A suspeita é de que as peças sejam usadas para burlar o sistema de controle biométrico do processo de emissão da carteira de habilitação.
De acordo com o Detran, os dedos de silicone eram usados para registar a presença dos alunos sem que eles estivessem no local. Como as cabines de registro eram usadas por todas as autoescolas, todos os presentes foram relacionados como suspeitos de estarem cometendo irregularidades.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Proteção à Cidadania e será investigado pela 4ª Delegacia de Crimes contra a Administração e Fraudes Decorrentes de Atividades de Trânsito.
Ao todo, seis pessoas foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos e se comprovado que esses instrutores cometeram a irregularidade, eles podem responder pelo crime de inserção de dados falsos em sistema e por falsidade ideológica. Além disso, eles perdem o credenciamento junto ao Detran-SP.
Com informações da CNN Brasil*
LEIA MAIS
+Lidas