Educação

Dez alagoanas de destaque terão suas histórias contadas na Bienal do Livro de Alagoas

21/11/15 - 13h34


Dez alagoanas que marcaram a história do estado terão suas trajetórias narradas por alunas do programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, como parte da programação da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Os relatos ocorrerão na Sala Cataventos, no Centro de Convenções de Maceió, nos dias 23 e 24 de novembro, de 10h às 12h.

A iniciativa, nomeada Histórias de mulheres 10 contadas por Mulheres Mil,  pretende resgatar a memória da participação feminina na construção da sociedade alagoana. "Com essas narrativas, queremos mostrar que é necessário dar atenção à história das mulheres da nossa terra. Muitas ocuparam papéis decisivos na política, na cultura, nas artes, mas ainda assim caem no esquecimento", afirma Luiza Jaborandy, uma das idealizadoras do projeto.

No primeiro dia de atividade, serão homenageadas Nise da Silveira, Ana Lins, Mestra Virgínia de Moraes, Carmen Lúcia Dantas e a jogadora de futebol Marta Vieira. Já no dia seguinte, Linda Mascarenhas, Miss Paripueira, Lily Lages, Mãe Neide Oyá D"Oxum e Anilda Leão completam o time das personalidades reverenciadas no evento.

A escolha das personagens atendeu a critérios definidos pela equipe sistêmica do Mulheres Mil. "São alagoanas admiráveis por terem lutado pela conquista de direitos ou apenas por sua liberdade de agir. Elas conquistaram espaço e alcançaram reconhecimento público graças à magnitude e diversidade de suas atuações. Cada uma dessas mulheres merece ser eternizada seja por seu talento, seja por suas contribuições humanas e sociais", explica Jaborandy.

Para expor as biografias das dez selecionadas, foram convocadas alunas do Mulheres Mil em Maceió, Estrela de Alagoas, Arapiraca e Coruripe. As narradoras estudaram a vida e a obra das homenageadas e prometem transmitir emoção em cada palavra. "Temos nossas vivências, nossas próprias trajetórias de superação. Somos mulheres cheias de esperança, preparadas para contar a história de mulheres admiráveis exatamente porque, de alguma forma, nunca perderam a esperança", descreve a estudante Adriana Soares.

O evento será aberto ao público. Os interessados podem confirmar participação pelo endereço:https://www.facebook.com/events/906639362751443/.

Sobre o programa

O Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal, vinculada ao Pronatec, com foco na emancipação social e econômica de milhares de brasileiras excluídas do mercado de trabalho, moradoras de comunidades carentes ou com baixo nível de escolaridade.

Em Alagoas, o programa é executado pelo Ifal, por meio da oferta capacitação profissional para mulheres nos municípios de Maceió, Capela, Viçosa, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Coruripe, Arapiraca, Branquinha, Estrela de Alagoas, Igaci, Igreja Nova, Major Isidoro e Batalha. 



Fonte: Assessoria