Curiosidades

Dia do Professor: Você sabe a origem dessa data?

Jornal Contábil | 15/10/20 - 09h46

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd"> <?xml encoding="utf-8" ?>

No dia 15 de outubro é comemorado a data de um dos profissionais mais importantes em nosso país, mesmo que não seja uma profissão tão valorizada. 

O que é comemorado no dia 15 de outubro?

Nesta data comemoramos o dia do Professor, data em que homenageamos os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país. 

Existem professores de educação infantil, do médio e  do ensino superior, ser professor é uma das maiores responsabilidades que existe, sendo uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, o que infelizmente não é visto por todos, pois, sem ela como seria nossos conhecimentos? 

Quando foi dado a origem deste dia? 

A origem do dia do professor se dá pelo fato de, na data  15 de outubro de 1987, o imperador D. Pedro I  instituiu  um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, este decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Depois de muitos anos no ano de 1947, um professor conhecido como Salomão Becker, juntamente com outros (3) três profissionais surgiu a ideia de confraternizar  em homenagem aos professores. 

Em 1963 a data foi oficializada pelo Decreto federal n° 52.682, que, em seu art. 3°, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”1. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.

Professor no Brasil 

Para se tornar professor, você precisará ter um curso superior em alguma área relacionada com o ensino, sendo, pedagogia ou outro curso relacionado a licenciatura.

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino superior com a formação complementar posterior (pós-graduação) poderá também ministrar aulas na universidade, sendo recomendável a especialização de docência em nível superior. 

Conclusão 

Mesmo que esta profissão não tenha o devido valor, esta carreira é muito importante e oferece uma oportunidade única para as pessoas não só acumularem saberes, mas que possam passar para as pessoas diferentes formas de conhecimento.