Cinema

Distribuidora americana quer Bacurau nas principais categorias do Oscar

Diário de Pernambuco | 09/10/20 - 18h32
Divulgação / Globo Filmes

O longa-metragem pernambucano Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, pode concorrer nas principais categorias do Oscar de 2021. Pelo menos esse é o objetivo da distribuidora norte-americana Kino Lorber, responsável pela exibição do filme nos Estados Unidos. No ano passado, a obra não conseguiu concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional já que a comissão que escolhe o filme brasileiro investiu em A vida invisível, do cearense Karim Aïnouz, para esse cargo. Nos EUA, Bacurau estreou no dia 6 de março desse ano, antes da pandemia fechar as salas de cinema, o que o torna elegível para a premiação de cinema mais importante do mundo.

De acordo com o jornal O Globo, a meta da Kino Lorber é emplacar Bacurau em Melhor Filme, a categoria mais importante da noite. Recentemente, o Oscar anunciou novas regras de elegibilidade para fomentar a diversidade entre os indicados de Melhor Filme, o que aumentou ainda mais as expectativas da distribuidora. Um outro ponto relevante foi a vitória de Parasita, do sul-coreano Bong Joon-Ho, que demonstrou uma certa internacionalização do prêmio.

"Achamos bem provável que haja pelo menos um longa não americano indicado ao Oscar de melhor filme. Pretendemos que essa vaga seja de Bacurau", comentou Wendy Lidell, diretora executiva da Kino Lorber, em entrevista ao O Globo. "Tomamos essa decisão quando Bacurau”começou a aparecer em muitas listas de melhores da temporada", continua.

Desde o lançamento, Bacurau apareceu em várias listas de melhores do ano, incluindo de veículos como os jornais The New York Times e The Guardian, as revistas Vanity Fair e Esquire e, mais recentemente, no site Indiewire. No ano passado, o filme venceu o prêmio do júri do Festival de Cannes. Bacurau atraiu cerca de 800 mil pagantes no Brasil.