Saúde

Doenças geniturinárias variam em diferentes fases da vida; consulta ao urologista é fundamental

Assessoria | 27/05/21 - 11h56

Infecções urinárias, câncer de próstata, infertilidade e ejaculação precoce. Essas são apenas algumas das doenças que podem atingir os homens. Para prevenir, investigar e tratar as diversas patologias que acometem o aparelho geniturinário masculino é fundamental a consulta com um médico urologista.

Além de atuar na prevenção e diagnóstico precoce das doenças dos órgãos do trato urinário e genital, como rins, ureteres, pênis, testículos, bexiga e próstata, a consulta com o urologista pode resultar na melhora da qualidade de vida do homem como um todo.

O urologista José Araújo, do Sistema Hapvida Maceió, esclarece que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa é uma especialidade médica que deve acompanhar o paciente em diferentes fases da vida.

“Geralmente, o homem não tem o hábito de cuidar da saúde, a não ser quando sente algum incômodo. No entanto, é fundamental consultas periódicas com o urologista, desde a infância, até a adolescência, vida adulta e melhor idade”, explica.

Infância, puberdade e início da vida sexual

Segundo o urologista, existem algumas doenças geniturinárias mais comuns em diferentes fases da vida. Durante a infância podem aparecer fimoses, enureses noturnas e alterações testiculares.

A fimose é caracterizada pela dificuldade ou impossibilidade de expor adequadamente a glande devido ao excesso de pele que cobre a região do pênis. “Já a enurese noturna nada mais é que a perda involuntária de xixi durante o sono. É muito comum no período do desfralde e tem tratamento”, diz.

A puberdade e o início da vida sexual, por sua vez, também são épocas marcadas por dúvidas e incertezas. “O estirão deixa os pais preocupados e, muitas vezes, podem surgir doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Neste caso, o ideal é procurar um urologista para orientações”, reforça o especialista.

Vida adulta e melhor idade: atenção redobrada à próstata

Durante a vida adulta e a melhor idade, o médico do Sistema Hapvida Maceió chama atenção para a importância de redobrar os cuidados com a saúde da próstata. “O câncer de próstata é um dos que mais acometem os homens. O check up também é importante para avaliar o aparecimento de dermatites dos genitais,cálculos urinários, tumores testiculares, distúrbios de ejaculação e infertilidade”, ressalta.

A qualidade de vida do homem também pode ser afetada, segundo o médico do Sistema Hapvida Maceió, pelo chamado “Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), também conhecido como andropausa ou menopausa masculina.

“Durante o envelhecimento, ocorre uma redução dos níveis de testosterona no homem que pode causar diminuição da libido, alterações ósseas, musculares, alterações do humor, alterações do sono e até depressão. Por isso, é indispensável buscar ajuda médica”, diz.

“Como podemos perceber, a consulta ao urologista não tem idade. Assim como as mulheres, os homens também devem cuidar da saúde e realizar exames periódicos. Faça isso por você”, finaliza o especialista.