Polícia

Dois homens tentam se passar por candidatos em prova do Detran-AL e acabam presos

Redação com Ascom PC-AL | 13/08/19 - 16h25
Os suspeitos foram presos num shopping em Maceió | Arquivo

Dois homens foram presos suspeitos de tentar fraudar a prova teórica do Detran-AL, na manhã desta terça-feira (13), em Maceió. A dupla foi detida no momento em que tentava fazer o exame no lugar de outras pessoas, na sala de teste do órgão, no shopping Miramar, no bairro de Barro Duro. 

Segundo o delegado Nivaldo Aleixo, as investigações foram iniciadas há três meses após recebimento de informações sobre a fraude. "Além dos presos e dos beneficiados, estamos investigando se há participação de outras pessoas no esquema”, informou o delegado que afirmou que há outros alvos e supostos inabilitados que teriam se beneficiado do esquema criminoso.

Ainda de acordo com Aleixo, novas prisões podem acontecer a qualquer momento. "Com a prisão dos suspeitos tudo será esclarecido e quem pagou para eles também pode responder pelo crime”, finalizou o delegado.

Após a prisão, os dois homens foram levados para a sede da Delegacia do 9º DP, no bairro de Jacintinho, para confecção dos procedimentos cabíveis.

Em nota, o Detran informou que realiza rotineiramente auditorias nos procedimentos e identificou inconsistências em processos relacionados a transferências interestaduais de candidatos à 1ª habilitação. "Após análise dos dados, foram identificadas fraudes na realização da prova teórica de legislação, e prontamente informadas à Polícia Judiciária do Estado, a quem cabe o processo investigativo".

O Detran ainda diz que possui sistemas de controle e auditoria "para que cada processo atenda os princípios da legalidade, eficiência e segurança, permitindo que eventuais fraudes sejam descobertas por procedimentos auditáveis eletronicamente".

A Corregedoria da autarquia está adotando todas medidas internas e investigatórias para apurar se há envolvimento de algum servidor ou colaborador no caso.