Maceió

Duas unidades de síndromes gripais retomam Atenção Básica na segunda

Ascom SMS | 29/07/21 - 16h45 - Atualizado em 29/07/21 - 16h48
Ascom SMS

A decisão, definida pela Diretoria de Atenção à Saúde – em conjunto com a Coordenação Geral de Atenção Primária e a Equipe Técnica das unidades de Síndromes Gripais – ocorre em razão da redução contínua dos atendimentos de Síndromes Gripais nessas unidades, que, no último mês de junho, registraram queda de mais de 50% no número de atendimentos, em relação a janeiro deste ano.

“Essas unidades cumpriram um papel muito importante durante todo o período de alta de casos de Covid-19, assegurando à população o diagnóstico e a assistência adequada Agora, no entanto, a redução de número de casos da doença já nos permite retomar o atendimento dos demais usuários nessas unidades, com as ações da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família nas próprias comunidades”, ressalta a diretora de Atenção à Saúde, Ronny Roselly Domingos.

As unidades Novo Mundo e Walter de Moura Lima foram designadas para o atendimento de referências em Síndromes Gripais em maio de 2020. De acordo com o monitoramento de atendimento dessas unidades, foram realizados em janeiro deste ano, 2.147 na unidade do Novo Mundo e 1.760 na Walter Moura.

Já no último mês de junho, com o avanço das ações de vacinação da Prefeitura de Maceió, esse atendimento sofreu uma queda significativa, passando para 483 na unidade do Novo Mundo e 422 atendimentos na Walter Lima.

A Diretoria de Atenção à Saúde informa que a desativação das duas unidades para casos de síndromes gripais não prejudicará o atendimento, que terá continuidade no município nas unidades Maria da Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, e Jorge Duarte Quintela Cavalcante, no Graciliano Ramos, de segunda a sexta, no horário das 7h às 19h.