Mercado de Trabalho

Educação abre 353 vagas para professores do Pronatec; veja como se candidatar

Ascom Seduc | 13/01/22 - 10h48 - Atualizado em 13/01/22 - 11h17
São mais de 45 áreas de atuação, divididas em Presencial e EAD; vagas são destinadas à ampla concorrência e a candidatos com deficiência | Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), publicou, no DOE/AL da última terça-feira (11), dois editais de Processo Seletivo Simplificado para o banco de dados de instrutores da educação profissional temporários, nas modalidades de Ensino de Educação a Distância (EAD) e Presencial. Serão ofertadas 353 vagas distribuídas nas 13 Gerências Regionais de Ensino. Os interessados podem realizar as inscrições pelo site do Sigepro até o dia 22 de janeiro. 

Para Ricardo Lisboa Martins, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, estes cursos são de extrema importância para a sociedade: “Por meio destas formações técnicas, os estudantes, trabalhadores e pessoas privadas de liberdade podem ter acesso a cursos de qualificação profissional, proporcionando uma melhor preparação  e, assim, alcançar uma oportunidade no mercado de trabalho", explica.

O PSS traz 333 vagas para a modalidade presencial, sendo 16 delas para pessoas com deficiência. Já a Educação a Distância oportuniza 20 vagas, sendo duas para PcD (Pessoas Com Deficiência), totalizando 353 novos profissionais para a rede estadual.  O número pode ser ampliado na modalidade EAD, caso haja formação de mais turmas.

Modalidades - Nestes editais são ofertados diversas áreas para Instrutores de Educação Profissional para Cursos Técnicos e FIC (Formação Inicial e Continuada), divididos nas ações: BF Novos Caminhos MEDIOTEC (Técnico); BF Novos Caminhos TD (FIC), BF Novos Caminhos Prisional (FIC) e BF Novos Caminhos Qualifica Mais Emprega Mais (FIC). Os selecionados receberão remuneração a título de Bolsa, de acordo com a carga horária trabalhada e, o documento oficial tem validade por dois anos podendo ser prorrogado.

Inscrições - Os interessados têm até o dia 22 de janeiro para se inscrever neste site. O candidato poderá realizar até quatro inscrições, sendo apenas uma por modalidade de ensino. A forma de seleção envolve os critérios por título e experiência, que somados podem atingir até 100 pontos.

Cronograma 

Período de inscrições online - até o dia 22 de janeiro

Publicação do resultado preliminar - até 24 de janeiro

Interposição de Recurso  -  25 de janeiro

Resultado das Análises de Recursos - até 29 de janeiro

Resultado Final do Banco de Dados - até 31 de janeiro

Primeira Convocação - de acordo com inicio das turmas