Alagoas

Em 48h, Maceió e Penedo registram volume de chuva maior que o previsto para todo o mês de maio

Theo Chaves | 25/05/22 - 13h57
Prefeitura de penedo decretou situação de calamidade pública | Foto: Cortesia ao TNH1

O município de Penedo, que está sofrendo com as fortes chuvas desde a manhã desta quarta-feira (25), registrou, nas últimas 24 horas, um total de 289 milímetros de chuva. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), esse volume já superou a quantidade de chuva que era esperada para todo o mês de maio, onde a média histórica registrada para esse período é de 227 milímetros.

Em entrevista ao TNH1, o meteorologista da Semarh, Vinicíus Pinho, disse que a capital alagoana também ultrapassou o volume esperado para todo o mês de Maio. " Maceió registrou nas últimas 48 horas mais de 200 milímetros. O acumulado de chuva também é maior que o esperado para todo o mês ", disse.

O meteorologista alertou que nas próximas horas é esperado um grande volume de chuvas em Alagoas. " Em quase todas as regiões de alagoas já registramos mais de 100 milímetros de chuva. Em alguns municípios já ultrapassaram a casa de 200 milímetros. Nas próximas hora, o tempo deve continuar chuvoso. De acordo com a meteorologia, a intensidade dessa frente fria deve diminuir apenas na tarde desta quinta-feira, 26", explicou.

Ainda segundo Vinicíus Pinho, o tempo deve melhorar apenas no final de semana. " Teremos registros de chuvas até a próxima sexta-feira, 26. Até lá ainda teremos regiões com incidências de chuvas. Porém, a partir da sexta devemos ter um tempo seco e mais estável", disse.

Prefeitura de Penedo decreta situação de calamidade pública - A Prefeitura de Penedo decretou situação de calamidade pública em virtude das fortes chuvas no município que registra o maior índice pluviométrico desde 1935, quando se iniciou o monitoramento.

Uma família ficou soterrada após o desabamento de residências durante a forte chuva que atingiu o município de Penedo, na manhã desta quarta-feira (25),. Três pessoas foram retiradas dos escombros com vida. O Corpo de Bombeiros fez o trabalho de resgate. 

Cerca de 150 servidores da Prefeitura de Penedo estão mobilizados e trabalhando nas frentes de trabalho, nas ruas ou nas escolas onde as famílias abrigadas estão sendo acolhidas.

Defesa Civil Estadual alerta para fortes chuvas nas próximas 12 horas - Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL) e da Defesa Civil de Alagoas permanecem em alerta por causa das fortes chuvas que caem em todo o estado. As ações conjuntas com demais órgãos de segurança e prevenção foram iniciadas desde o último fim de semana e foram reforçadas entre a noite dessa terça-feira (24) e manhã desta quarta (25), principalmente nos pontos mais críticos, onde o volume de água que caiu foi maior.

O coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Moisés Melo, afirmou que o órgão está em alerta, já que a previsão é que continue chovendo. “Estamos monitorando constantemente, pois praticamente 95% dos municípios alagoanos estão em atenção. Deve chover em todo o estado e pode haver transbordos de rios e mais prejuízos causados pelas fortes chuvas”, disse.

Algumas ocorrências já foram registradas durante os trabalhos. Em Rio Largo, o Corpo de Bombeiros Militar resgatou 40 pessoas que ficaram ilhadas por causa da inundação. Entre as pessoas retiradas, estava uma idosa acamada de 73 anos. No interior da residência, o nível da água chegou a um metro e meio de altura. Após o resgate, a senhora recebeu atendimentos médicos por uma equipe da Prefeitura municipal.

Na cidade de Penedo, os bombeiros militares resgataram seis pessoas que ficam sob os escombros de uma casa que desabou no bairro Mar Vermelho. Alagamentos também foram registrados no município do Baixo São Francisco e em outras cidades do estado. Em Jacuípe, por exemplo, algumas ruas ficaram alagadas após o nível do Rio Jacuípe subir. Nas proximidades de uma das entradas da cidade o rio também transbordou.

O nível dos rios Mundaú, Paraíba e Porangaba também preocupa. Este último já atingiu a pista de acesso ao povoado que tem o mesmo nome. De acordo com o alerta hidrológico emitido pela Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o nível do Rio Mundaú está em elevação e poderá transpor a sua calha principal, impactando os municípios de União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo durante esta quarta.

Alagamentos e deslizamentos de barreiras também foram registrados em Maceió. Algumas das principais avenidas da Capital ficaram cheias de água por causa das chuvas. Ainda segundo a Semarh, as chuvas intensas acompanhadas de ventos devem se estender até quinta-feira (26) nas regiões do Agreste, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata.