Brasil

Em carta, pai de ator relembra histórias e lamenta morte: 'Tudo que é bom, tem seu tempo'

g1 Goiás | 18/08/22 - 15h46
Reprodução/Instagram

Em carta escrita à próprio punho, o pai do ator Nilton Moreira, que morreu aos 32 anos pela Covid-19, nesta semana, relembrou histórias engraçadas que viveu com o filho. Arnaldo José é representante comercial, mora em Rianápolis, a 160 km de Goiânia, mas fazia questão de visitar o filho com frequência, que morava na capital, para estarem juntos.

"Na infância, na adolescência, sempre vivemos muitos momentos divertidos juntos. Mas tudo que é bom, também tem seu tempo", relembrou o pai.

Nilton Moreira morreu na segunda-feira (15). Era a terceira vez que ele tinha Covid, mas nesta última infecção, o quadro se agravou. Ele ficou internado por 20 dias em um hospital de Goiânia e não resistiu às complicações da doença, que desenvolveu uma pneumonia aguda e anemia grave.

Oratória e sapo de 'presente'

Na carta, Arnaldo conta que o filho escreveu um discurso para ler na escola, quando tinha 4 anos, mas a oratória era ruim e poderia ser um "fracasso". Para ajudar na dicção, ele começou a treinar o texto junto com o filho, que envolvia a oração do Pai Nosso.

"Vendo toda aquela empolgação dele, fomos à luta e vencemos, pois foi marcante, ele desempenhou muito bem", contou Arnaldo.

Já na adolescência, Nilton desenvolveu uma personalidade humorística muito forte. O pai reviveu uma lembrança dessa fase que foi muito marcante para a família. Uma tia do ator morria de medo de sapos. Nilton, então, pegou um sapo e embrulhou em papel presente e deu para a tia. A cena foi fantástica, segundo o pai.

"Às vezes estava em casa e sentia desejo de ouvir as histórias dele, de almoçarmos juntos, e isso me levava até ele. Ainda tinha muitos sonhos a serem realizados com ele", recordou Arnaldo José.

Carreira

Nilton também era modelo e influencer. Trabalhou em peças teatrais, campanhas publicitárias e em eventos. Em um dos comerciais que gravou, contracenou com o cantor Leonardo.

Nas redes sociais, o ator esbanjava alegria e sorrisos, fotografados em diversas fases da carreira. Em uma de suas contas, postava fotos com fantasias de personagens em festas da boate Roxy, onde trabalhava em Goiânia. Ele já interpretou o rei do Pop, Michael Jackson, Harry Potter, Fred Flintstone, entre outros.

De vários trabalhos, Nilton tinha fotos com a Gretchen, Glória Groove, Gabily e Tati Zaqui. O ator já trabalhou em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Covid e internação

O ator era imunossuprimido, ou seja, tinha deficiência no sistema imunológico. Ele ficou 20 dias internado lutando contra as complicações da Covid, mas não resistiu.

"Nilton teve Covid-19 três vezes. Nesta última, ele desenvolveu pneumonia aguda, além de anemia profunda. A família está muito abalada", explicou o pai do ator.

Nilton se vacinou contra a Covid-19 em agosto de 2021, e postou até uma foto emocionado do momento da vacinação. "Só Deus sabe o quanto eu esperei por esse momento! Gratidão", postou o ator.

A bióloga Natalia Pasternak explicou que a vacina não impede a contaminação, mas reduz as chances e a gravidade da doença na maioria dos casos.

Homenagens

O perfil do Festival Vaca Amarela postou uma homenagem ao ator, que trabalhou no evento recebendo os artistas. “Nilton com toda certeza deixou a sua marca na história do Festival Vaca Amarela e aqui fica nossa homenagem a ele, que estará sempre em nossas memórias e corações”, publicou o evento.

Outro lugar muito frequentado por Nilton, a boate Roxy também lamentou a perda o amigo. “A luzes neon da Roxy não brilharão mais com a mesma intensidade”, lamentou o perfil da casa noturna.