Maceió

Em coletiva, geólogo explica novas etapas de estudos no Pinheiro

Secom Maceió | 08/02/19 - 19h46
Reprodução/Secom Maceió

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) iniciaram uma nova e importante etapa de trabalho para investigação do subsolo no bairro Pinheiro. Para explicar os novos métodos, uma coletiva de imprensa com o coordenador das ações, o geólogo Thales Sampaio, e a Defesa Civil de Maceió foi realizada, na tarde desta sexta-feira (08), na sede da Prefeitura, em Jaraguá.

“Nós estamos desenvolvendo dois métodos geofísicos, gravimetria e audiomagnetotelúrico. Esses dois métodos vão investigar até 1.500m de profundidade. Através desses métodos, vamos saber se há cavernas e, inclusive, identificar estruturas geológicas e falhas”, explicou Sampaio.

O membro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) também detalhou cada tipo de estudo. “O audiomagnetotelúrico é um método geofísico de ponta, estamos com o melhor equipamento que existe. Vamos fazer muitos pontos no bairro para investigar esses 1.500 metros de profundidade. Ele utiliza corrente elétrica para explicar correntes elétricas naturais que existem no subsolo”, disse.

“O método gravimétrico utiliza a gravidade do planeta Terra, ou seja, todo movimento que vai ao centro da Terra e a gente utiliza uma série de parâmetros que é capaz de mostrar anomalias de densidade na rocha”, detalhou o pesquisador.

Empenho

Com a presença do secretário de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, o pesquisador também falou da importância da parceria com o Município, que acompanha de perto a situação do bairro. Thales Sampaio destacou que os estudos continuam até que mostrem os motivos das fissuras em vias e imóveis do Pinheiro.

“Nós estamos completamente empenhados em esclarecer as causas do que a gente está observando na superfície do Pinheiro. Não sairemos do bairro sem esclarecer isso para população. Nós teremos equipes técnicas de geólogos, geofísicos, hidrogeólogos e geotécnicos no bairro até esclarecermos”, garantiu Thales.