Tecnologia

Em crise, operadoras reajustam preço da internet fixa e móvel

16/05/16 - 14h28
Reprodução

Endividadas de forma bilionária, as operadoras de telefonia estão atrás de mais clientes. Para conseguir isso, elas apostam na redução dos preços e no aumento da franquia da internet móvel, como mostra dados do site Melhor Escolha.

Segundo a página, que utilizou informações colhidas entre abril de 2015 e abril de 2016 para planos pós pagos oferecidos na cidade de São Paulo, a queda de 31% nos preços foi impulsionada principalmente pela redução dos valores cobrados pela TIM no início de outubro do ano passado.

Além disso, outras operadoras passaram a oferecer planos de internet com no mínimo 2 GB de franquia, o que configura em planos com quatro vezes mais capacidade de navegação.

Atualmente o Brasil conta com 73 milhões de habitantes que possuem um celular com plano pós pago, isso equivale a 28,59% das linhas de telefonia registradas no país.

Internet fixa

Se a internet móvel está mais vantajosa, a fixa segue o caminho contrário. Nos últimos doze meses os planos deste tipo sofreram aumento de 6,1% no valor cobrado para a aquisição de novos pacotes. Mesmo com a alta, é preciso destacar que o valor ainda está abaixo do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) que chegou aos 11,6% e é utilizado para o reajuste das mensalidades.