Esporte

Em final brasileira, Medina vence etapa de J-Bay do mundial de surfe

Folhapress | 19/07/19 - 14h37
Foto de arquivo | Ed Sloane / WSL

Foi um dia quase perfeito para Gabriel Medina em Jeffreys Bay, na África do Sul. Com nota de 19.50 de um máximo de 20, ele superou Ítalo Ferreira e conquistou a sexta etapa do Circuito Mundial de Surfe, sua única conquista na temporada até agora.

Na primeira final totalmente brasileira da história da etapa, o atual campeão mundial saiu atrás, mas, com pontuações de 9,73 e 9,77, virou o placar contra seu compatriota. Foi a primeira conquista de Medina na praia sul-africana.

A vitória fez o brasileiro subir uma posição no ranking mundial da WSL (sigla em inglês para Liga Mundial de Surfe). Com 26.895 pontos, ele ocupa apenas a sétima posição na tabela, quase 7.000 pontos atrás do líder, Kolohe Andino (EUA).

A vice-liderança do ranking é de outro brasileiro, Filipe Toledo, com 33.280 pontos –menos de 600 atrás de Andino. Ambos caíram na semifinal em Jeffreys Bay.

Com o segundo lugar, Ítalo Ferreira subiu duas posições na tabela e agora é quarto colocado. A terceira posição é de John John Florence, que está fora da temporada, porque rompeu o ligamento cruzado.

A próxima etapa do Mundial é em Teahupo'o, no Taiti, no final de agosto. Em 2018, o campeão foi Gabriel Medina.