Esporte

Em novo GP marcado por protestos, Hamilton vence com tranquilidade

Folhapress | 12/07/20 - 13h40
Reprodução / Instagram Fórmula 1

Em mais uma etapa marcada por protestos antirracistas, o piloto inglês Lewis Hamilton, da equipe Mercedes, venceu neste domingo (12) o GP da Estíria, na Áustria. O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, e o holandês Max Verstapen, da Red Bull, completaram o pódio.

Enquanto Hamilton dominou a prova do começo ao fim, Verstapen e Bottas protagonizaram uma disputa emocionante nas últimas voltas do circuito de Spilberg. No fim, Bottas levou a melhor para garantir a dobradinha da Mercedes.

O inglês Lando Norris, 20, da McLaren, teve grande desempenho na reta final da corrida e ultrapassou os dois pilotos da Racing Point para conquistar a quinta posição. Ele havia sido o terceiro colocado no GP de estreia da temporada, no domingo (5) passado, no mesmo autódromo.

Hamilton, que aos 35 anos persegue o seu sétimo título, havia sido punido na primeira prova e festejou a conquista neste domingo com alívio. "Sou muito grato por voltar a vencer, parece que faz muito tempo", afirmou o inglês da Marcedes. Agora, ele está a seis triunfos de igualar os 91 do alemão Michael Schumacher, detentor desse recorde.

O GP também foi marcado por uma batida entre os dois pilotos da Ferrari, Sebastian Vettel e Charles Leclerc, que abandonaram a segunda corrida da temporada logo na sua segunda curva.

A roda traseira de Leclerc colidiu com a asa traseira do carro de seu companheiro de equipe, que levou a pior e abandonou a prova logo em seguida. O monegasco tentou continuar, mas também teve de desistir na sequência.

O clima ruim foi abafado pelas declarações dos dois pilotos, principalmente a do monegasco, que pediu desculpas. "A culpa foi minha, sou o único culpado, Seb não teve culpa. Fico chateado porque a equipe trabalhou bastante e eu joguei todo esse esforço no lixo. Pedi desculpas para ele [Vettel]", afirmou Leclerc em entrevista à Rede Globo.

Assim como no GP de estreia, houve novo protesto antirracista. Dos 16 pilotos que foram mostrados no grid, 4 ficaram em pé: o holandês Max Verstappen, da Red Bull, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, e o russo Daniil Kvyat, da AlphaTauri.

O gesto tem se repetido em várias manifestações pelo mundo desencadeadas pela morte do americano George Floyd, um homem negro que morreu assassinado por um policial branco que se ajoelhou sobre o seu pescoço em Minneapolis, nos EUA, no dia 25 de maio.

Todos os pilotos usavam camisetas pretas com a inscrição "End racism" ("encerre o racismo"), com exceção de Lewis Hamilton, que vestiu uma camiseta preta com o texto "Black Lives Matter" ("vidas negras importam").

Na primeira prova da temporada, que começou somente no último domingo devido à pandemia de Covid-19, seis pilotos não se ajoelharam, o que gerou descontentamento por parte de Lewis Hamilton, que lidera os protestos na F-1.

Naquela ocasião, Verstappen, Leclrerc, Raikkonen e Kvyat também não se ajoelharam, assim como o italiano Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) e o espanhol Carlos Sainz (McLaren).