Maceió

Em protesto contra a SMTT, moradores do São Jorge bloqueiam a Avenida Josepha de Mello

Redação TNH1 | 26/10/21 - 08h41
Moradores do São Jorge fazem protesto para cobrar melhorias no transporte coletivo | Foto: Cortesia ao TNH1

Moradores do bairro São Jorge, em Maceió, bloquearam a Avenida Josepha de Mello para protestar pela má qualidade do transporte coletivo na comunidade. De acordo com os moradores, o protesto acontece após quatros reuniões com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que, segundo eles, mesmo tendo conhecimento das demandas, não atendeu a nenhuma das reivindicações.

"A situação é precária. Reduziram os ônibus e os poucos que restaram foram estendidos para outra linha. Às vezes passamos 2h30 tentando conseguir embarcar em um ônibus para voltar ou sair de casa", comentou Joelington, que é morador do bairro.

O protesto foi iniciado na Avenida Rui Barbosa., via de acesso à Josepha de Mello. Entre as demandas da comunidade está a falta de um terminal para abrigar os usuários do transporte coletivo, que teria sido retirado do bairro sem consulta aos moradores.

Procurada, a SMTT  confirmou que foram realizadas reuniões com moradores da localidade, assim como também foram feitas visitas técnicas e análises dos itinerários, para melhorar a prestação de serviços aos usuários. "Sobre a retirada do terminal do bairro, o órgão levou em consideração uma demanda feita pelos moradores e o fato de que os ônibus ficavam na rua, o que era um risco para os usuários. Com isso, também foi possível reduzir o tempo de percurso dos coletivos", trouxe a nota. 

Conforme a SMTT, com relação aos itinerários, começou a valer ontem (25), as seguintes alterações: O 022 - São Jorge/Centro voltou a fazer seu itinerário original até o Mercado, deixando de ir até o Joaquim Leão e Trapiche e O 017 - São Jorge/Centro (Ponta Verde) foi estendido até o Pontal via Siqueira Campos, passando pela Praça da Cadeia e Estação Ferroviária no sentido Centro/Ponta Verde.