Maceió

Empresários pedem reajuste de quase 14% na passagem de Maceió

TNHI com Ascom Sinturb | 17/12/18 - 07h24
TNH1 / Arquivo

O ano ainda nem terminou, mas os empresários do transporte público já protocolaram um pedido de reajuste da tarifa para 2019. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), a categoria solicita um aumento de 13,7% sobre a atual tarifa, que é de R$ 3,65, passando a ser R$ 4,15. O pedido de reajuste foi protocolado na semana passada, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão quem regulamenta o serviço na capital.

Segundo o Sinturb, o cálculo da nova tarifa foi baseado na fórmula paramétrica prevista no edital de licitação. “Soma-se ainda a perda de passageiros para o transporte clandestino, integração temporal, onde o passageiro paga apenas uma passagem com múltiplos deslocamentos, variação do preço do diesel e o reajuste salarial dos rodoviários dado acima da inflação”, pontuou o sindicato.

O presidente do Sinturb, Guilherme Borges, afirmou que o reajuste anual tarifário é essencial para o equilíbrio econômico-financeiro das quatro empresas que compõem o sistema de Maceió e está previsto no contrato de concessão assinado por elas em 2015.

“O cálculo feito por nossos técnicos seguem a risca todos os procedimentos da fórmula paramétrica do contrato de concessão e também os prejuízos que as empresas vêm enfrentando nesses últimos anos”, destacou.

Após o pedido protocolado na SMTT, os empresários devem se reunir com o Conselho Municipal de Transportes para discutir a proposta.