Educação

Enquanto é debatido no Senado, Enem 2020 supera a marca de 4 milhões de inscritos

Site Inep | 19/05/20 - 17h26

O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 termina às 23h59 da sexta-feira, 22 de maio. Quem pretende realizar as provas precisa entrar na Página do Participante e declarar os dados solicitados no ato de inscrição, exclusivamente em plataforma on-line. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está atento ao cenário de pandemia e que o Enem exige a execução de diversas etapas preparatórias para que as provas nominais sejam realizadas por cada participante.

Na tarde desta terça-feira, 19 de maio, 4.000.221 de interessados já tinham concluído o procedimento de inscrição. As 101,1 mil vagas para o Enem Digital, disponibilizadas pela primeira vez, esgotaram-se em pouco mais de quatro dias de inscrições. A aplicação em computador vai ocorrer em 99 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. O prazo também termina na sexta-feira (22) para quem necessita de atendimento especializado. A solicitação de recursos de acessibilidade deve ser confirmada durante a inscrição.

Isenção – Devido à atual situação sanitária, em função do isolamento social, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) decidiram conceder, de ofício, a gratuidade da taxa de inscrição para os participantes que atendem aos critérios descritos no edital. Para os demais, a taxa de R$ 85 deve ser paga até 28 de maio, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada ao final da inscrição.

Canais de informação – As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do MEC, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco do Inep, por meio do autoatendimento on-line ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).