Educação

Ensino médio gratuito: Ifal tem 224 vagas abertas para cursos diurnos e noturnos

Assessoria | 23/11/21 - 08h08
Assessoria

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está com 1644 vagas abertas para cursos técnicos em dez campi do estado, com início em 2022. No Campus Marechal Deodoro são 224 vagas para os cursos técnicos diurnos em Guia de Turismo e Meio Ambiente e para os cursos técnicos noturnos em Cozinha e Hospedagem, estes últimos na modalidade Educação de Jovens de Adultos (EJA).

Os quatro cursos são gratuitos, integrados ao Ensino Médio e exigem o diploma ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental. Também não há cobrança de taxa de inscrição. As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, no período de 1 de novembro a 5 de dezembro de 2021.

O IFAL - Campus Marechal Deodoro é uma das escolas que mais aprovam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Alagoas. O campus oferece Ensino Médio com técnico integrado, garantindo a jovens da região metropolitana formação humana completa. 

Para os cursos diurnos, são 72 vagas para Guia de Turismo e 72 vagas para Meio Ambiente. A seleção será feita em etapa única e consistirá na análise das médias das disciplinas de Português e Matemática (ou equivalentes, conforme o edital) obtidas pelos candidatos nos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. A classificação será feita de acordo com as maiores médias, sendo critérios de desempate as médias de Português e candidatos com idade maior.

Já para os cursos noturnos, são 40 vagas para Cozinha e 40 vagas para Hospedagem. A seleção será feita em etapa única e consistirá na análise da faixa etária e da escolaridade dos candidatos inscritos, sendo atribuída pontuação máxima de 50 (cinquenta) pontos. Receberá mais pontos que tiver maior idade e tiver concluído o Ensino Fundamental há mais tempo.

Do total de vagas, 70% são reservadas a estudantes que concluíram o Ensino Fundamental em escolas públicas. Também há cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas, de outras etnias, pessoas com deficiências e também para pessoas com renda per capta menor ou igual a R$ 1650.

As inscrições e todo o processo seletivo devem ser acompanhados pelo site exame.ifal.edu.br. Mais informações podem ser encontradas no site marechal.ifal.edu.br. Em caso de dúvidas ou dificuldades para se inscrever, candidatas e candidatos podem telefonar para 2126-6327, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.