Saúde

Entenda como a comida afeta o tamanho do pênis, ereção e fertilidade

Urologista Valter Javaroni - Vix | 07/01/20 - 09h43
Pexels

Tudo que envolve a sexualidade masculina merece atenção e muito cuidado. O homem é naturalmente curioso e hoje, na era da informação, entre os temas mais pesquisados sempre encontramos algo envolvendo a virilidade masculina. Junto com isso, a onda fitness provocou maior preocupação com o que colocamos no prato, com a qualidade da alimentação. Vamos juntar esses temas e tentar responder à pergunta: qual seria a dieta ideal para manter a saúde sexual?

O ponto fundamental para quem tem acesso a essas informações que afetam a sexualidade, mas não domina o conhecimento específico é SEMPRE DESCONFIAR. Procurar saber a fonte, a origem da evidência. Esse suplemento/alimento faz isso tudo mesmo? Conheço alguém que está usando/consumindo? Meu médico autorizou? Qual o interesse de quem escreveu isso? Tem dinheiro envolvido? Existem estudos científicos robustos demonstrando isso de maneira inquestionável?

Via de regra, um pequeno estudo realizado com um grupo restrito de indivíduos, ou mesmo um estudo feito somente em animais ou num laboratório, gera uma informação que é ampliada e vira VERDADE definitiva.

Quem não se recorda das idas e vindas do ovo como vilão e herói no controle do colesterol? No caso da saúde sexual, os cuidados devem ser redobrados. O homem com dificuldades na cama fica muito vulnerável, muito sugestionado por propagandas milagrosas. A resposta está no acesso às informações qualificadas.

Para entendermos sobre tamanho do pênis, qualidade da ereção e fertilidade, precisamos de um pouco de conhecimento básico. O desenvolvimento da genitália externa do homem e o complexo mecanismo da espermatogênese dependem de um delicado equilíbrio hormonal.

Hormônios e pênis

As respostas hormonais são a base para que os testículos migrem do abdome para a bolsa escrotal na fase intrauterina, para que os testículos cresçam na puberdade, para que o menino vá adquirindo características de homem como voz grossa, músculos e pelos, para que se inicie a atração sexual e a própria fertilidade. A testosterona serve como representante principal destas substâncias.

Todos os fatores que afetam a produção ou interferem na ação dos hormônios ligados à sexualidade podem provocar consequências nos meninos. Focando no tamanho do pênis, o principal determinante é a genética. Mas sabemos que interferências na ação androgênica (testosterona e seus metabólitos) durante a etapa intrauterina, na infância ou na puberdade ? fase de maior desenvolvimento do órgão masculino - podem prejudicar o desenvolvimento do pênis e dos testículos.

Agrotóxicos diminuem o pênis?

Essa é a explicação para estudos recentes que alertam para efeitos dos agrotóxicos em jovens, provocando redução do tamanho do membro. Meninos ou mesmo fetos cujas mães foram expostas a substâncias derivadas de agrotóxicos que sabidamente afetam a ação hormonal podem sofrer alterações na genitália. Além de baixo peso ao nascer, toxicidade hepática e mesmo alguns tipos de tumores são mais frequentes nesses jovens.

Serve como exemplo da importância da alimentação saudável. E de alerta para que as autoridades responsáveis possam rever o uso indiscriminado de pesticidas no Brasil.