Saúde

Entenda porque comer abacate antes de dormir faz perder gordura e ganhar músculo

Vix | 19/04/19 - 18h35
Fruta ajuda a ter mais saúde | Pexels

O abacate já foi taxado como vilão da saúde e da boa forma por ser rico em gorduras e calorias. No entanto, há algum tempo ele tem se destacado como uma das frutas mais poderosas para quem busca saúde e, além disso, um corpo enxuto. Inclusive, consumir a quantidade certa, na hora certa, pode dar uma forcinha extra na dieta e na conquista de massa magra.

Conforme explica a nutricionista funcional Gabriela Ghedini, o abacate tem uma grande composição vitaminas B e B3, que são capazes de equilibrar os hormônios responsáveis pelo sono e, por isso, o seu consumo antes de dormir potencializa efeitos benéficos para o corpo.

"O abacate atua de forma muito eficaz para o ganho de massa muscular por conter altas concentrações de gorduras boas (mono e poli-insaturadas), que agem como anti-inflamatório no processo de construção muscular e ainda previnem lesões", comenta.

Um dos hormônios é o GH, o do crescimento, que tem seu pico de produção durante a madrugada. No adulto, o GH auxilia o crescimento dos músculos e ainda ajuda o organismo a usar a gordura estocada como energia.

E o abacate potencializa exatamente a ação do GH. Por isso, na medida certa, os benefícios podem ajudar quem busca a perda de peso e quer desejar a silhueta. "O GH é um dos hormônios fundamentais para a produção de proteína no músculo, inclusive em mulheres", conta a especialista.

Quanto consumir?

A recomendação é consumir 2 colheres de sopa da fruta, sem açúcar ou adoçante, antes de deitar, como ingrediente para a ceia. Se desejar, misture com um pouquinho de cacau sem açúcar para obter uma mousse.

Mais Benefícios

Além disso, o abacate atua como anti-inflamatório por ser rico em fitoesterois, melhorando , assim, a saúde cardiovascular. Há também a glutationa, antioxidante importantíssimo para combater o envelhecimento precoce, prevenir alguns tipos de cânceres e diminuir as concentrações de cortisol (hormônio do estresse) no organismo.

Ele também atua diretamente sobre o colesterol ruim, pois consegue diminuir seus níveis no sangue de forma considerável.

Por fim, a fruta gordurosa mantém a fome sob controle e, por isso, torna-se uma excelente opção para quem sente aquele vazio no estômago na hora de ir para a cama.