Esporte

Entidades esportivas propõem grupo de trabalho ao Governo do Estado

Ascom FAF | 30/05/20 - 12h35

Diversas entidades esportivas juntamente com o CREF e a Associação das Academias de Alagoas irão propor ao Governo do Estado a formação de um grupo de trabalho do Setor de Atividades Físicas e Federações Esportivas visando a retomada do funcionamento das atividades após o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Em ação conjunta nesta semana, Federações Esportivas de várias modalidades, o CREF, a Associação das Academias de Alagoas e Entidades que militam no esporte, buscaram à Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e protocolaram ofício solicitando a inclusão na portaria do Estado que cria grupos de trabalho para setores específicos. 

O pedido das entidades é claro: propor a formação de um Grupo de Trabalho do Setor de Atividades Físicas, Federações Esportivas no qual se incluem: todos os esportes (competitivos e/ou de lazer), bem como as Academias de Ginástica, musculação, lutas, danças e áreas afins, e também entidades que militem na área esportiva.  

Sem atividades desde a metade do mês de março quando iniciou o período de isolamento social, dezenas de entidades esportivas tem tido consequências graves como a crise econômica provocadas pela paralisação dos trabalhos. Sem faturamento, empresas têm tido dificuldades para manter empregos e até mesmo manter os negócios, prejudicando drasticamente a economia local e a geração de renda.

No documento encaminhado ao atual secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert, assinaram as Federações Alagoana de Futebol, Futebol 7 Society, Taekwondo, Futsal, Desporto Universitário, Basketball, Voleibol, Handebol e Atletismo. Também assinaram representantes das Academias, das Escolas de futebol e das Arenas Society e os Sindicatos dos Atletas e dos Árbitros de Alagoas. 

No último dia 22, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial uma portaria cuja finalidade foi a criação de grupos de trabalho para idealizar protocolos de retomada nos mais diversos ramos de atividade econômica e de atendimento ao público, após o período de isolamento social. Foram contemplados apenas três setores específicos: comércio, turístico e industrial.