Mercado de Trabalho

Equatorial e Senai ofertam vagas em curso gratuito da Escola de Eletricistas

Assessoria | 26/07/22 - 11h50
Foto: Reprodução

Com o objetivo de promover capacitação profissional de qualidade e oferecer aos jovens e adultos qualificação gratuita para encarar os desafios do mundo do trabalho, a Equatorial Alagoas, por meio da plataforma E+Profissional da Distribuidora, abre inscrições, a partir desta quarta (27) até a quinta-feira (28), para a segunda turma da Escola de Eletricistas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo, 25 vagas gratuitas serão destinadas a jovens e adultos que desejam atuar no setor de distribuição de energia elétrica.

Para participar do programa profissionalizante da Equatorial é preciso ter concluído o ensino fundamental e, no mínimo, idade acima de 18 anos completos, possuir CNH B (Carteira Nacional de Habilitação) e disponibilidade de horário de 40 horas semanais. Nesta segunda edição, o curso vai ofertar, preferencialmente, 35% das vagas para mulheres visando incentivar a representatividade feminina e a igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.

INSCRIÇÃO E O PROCESSO SELETIVO - As inscrições serão liberadas a partir das 9h da quarta-feira (27) e devem ser realizadas por meio do site: https://al.senai.br/processo-seletivo/ . A lista com os selecionados na primeira fase será divulgada na sexta-feira (29), no site do Senai Alagoas e nas redes sociais da Equatorial Alagoas. No sábado (30), os inscritos serão convocados para a etapa de prova objetiva que avaliará conhecimentos em português e matemática.

O processo seletivo ainda contemplará avaliação comportamental e, após essa etapa, os 25 candidatos que obtiverem o melhor desempenho serão selecionados para matrícula e início do curso, previsto para o mês de setembro. Durante o período de formação, os alunos serão contemplados com uma ajuda de custo com o objetivo de auxiliar a subsistência. A capacitação terá duração média de três meses.

Além dos conhecimentos técnicos exigidos para a profissão, a Escola de Eletricistas também capacitará o aluno em todas as normas regulamentadoras necessárias para o início das atividades do profissional (NR10 + NR10SEP + NR35), bem como aulas de direção defensiva e condutor de veículos 4x4.

Um dos diferenciais do programa é o módulo comportamental que tem como objetivo apoiar alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação e relacionamento interpessoal para a estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica. Todos os participantes que cumprirem a carga horária e tiverem um bom aproveitamento serão certificados.

ENERGIA PARA MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS - O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, reforça a importância da qualificação no setor de distribuição de energia elétrica e complementa: “estamos sempre em busca de iniciativas que transformem a vida das pessoas. O nosso objetivo é lançar ao mercado novos profissionais e gerar oportunidades de emprego e renda aos nossos clientes”, diz o executivo.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial ao de número 4, que trata da Educação de Qualidade, o Escola de Eletricistas integra a plataforma de sustentabilidade E+ do Grupo Equatorial, chancelada pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Acesse aqui o edital completo.