Esporte

Equipe alagoana de judô embarca para Bahia com esperança de medalhas

Grupo conta com quatro atletas da rede estadual; competição acontece neste final de semana, no município de Lauro de Freitas

13/05/16 - 20h28

A equipe que representará Alagoas no Campeonato Brasileiro Sub 18 de judô embarcou nesta sexta-feira (13) para o município de Lauro de Freitas, na Bahia. Competição será disputada no sábado (14) e no domingo (15).

Quatro atletas são também estudantes da rede estadual: Renglis Xavier, José Ayrton Lima e Igor Vieira, da Escola Estadual Theonilo Gama, e Isabella Silva, da Escola Dom Constantino Luers, de Campo Alegre, que competirá representando o Projeto Fenix. 

O técnico da equipe, Ricardo Sérgio Santos, também é professor da rede estadual e coordenador do projeto de judô da Escola Theonilo Gama. 

Ao todo, dez atletas compõem a equipe alagoana - cinco do feminino e cinco do masculino. Grande parte destes atletas foi revelada em projetos sociais da Federação Alagoana de Judô (Faju), em parceria com as secretarias de Estado do Esporte e Juventude (Selaj), Educação (Seduc) e prefeituras. O professor Ricardo Sérgio explica a importância destes projetos.

“São dos projetos sociais que, atualmente, saem mais atletas com melhor desenvolvimento no esporte, inclusive o judô. Além de serem instrumentos educativos e sociais, estes projetos ainda revelam atletas de alto rendimento”, observa Ricardo Sérgio, que também leciona no Programa AABB Comunidade, uma parceria entre o Banco do Brasil e a rede estadual de ensino. 

Disputa - No Campeonato Sub 18 Regional, disputado em abril, em Natal (RN), dois atletas da equipe, José Ayrton, da Escola Theonilo Gama, e Janielly Santos, do Projeto Andrade, de Arapiraca, foram prata, enquanto Renglis Xavier (seleção brasileira/Escola Theonilo Gama), Igor Vieira (Escola Theonilo Gama) e Isabella Silva (Projeto Fenix) conquistaram o ouro. 

Ricardo Sérgio avalia que os alagoanos têm boas chances no campeonato brasileiro. “Não se faz um campeão da noite para o dia e, sim, em longo prazo, seguindo um macrociclo de treinamento bem elaborado. Uma parte da equipe é composta da renovação de atletas e outra, apesar da pouca idade, de atletas experientes e com chances reais de conquistar medalhas”, diz o professor.

Os judocas também se mostram confiantes em bons resultados. “Treinei bastante e tenho boas expectativas para a competição. Estou muito feliz por representar Campo Alegre, Alagoas, minha escola e o Projeto Fenix”, revela Isabella Silva. 

José Ayrton, Igor e Renglis, da Theonilo Gama, viajam almejando medalhas na competição. “Será meu último ano no sub 18 e treinei bastante. A equipe está muito focada e vamos buscar medalha”, promete Ayrton. “Viajamos com a expectativa de chegar à final. Para nós, é muito importante representar Alagoas e a nossa escola”, afirma Igor. 

Com apenas 17 anos, Renglis Xavier acumula títulos, dentre eles, o tricampeonato dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) e dois bronzes nos campeonatos brasileiros sub-18 e sub-21. No final do ano passado, foi escolhido para integrar a seleção brasileira sub-18 de judô. “Este também será meu último ano no sub 18 e pretendo superar os resultados anteriores que tive no campeonato”, conta o judoca.


Treinamento – Após a competição, os atletas participam de um treinamento de campo promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com judocas de todo o país até o dia 18. No mês de junho, parte da equipe alagoana retorna a Lauro de Freitas para a disputa do Brasileiro Sub 21 de Judô. 

Confira abaixo a lista com todos os atletas que integram a equipe que representará Alagoas no Campeonato Brasileiro Sub 18: 

Igor Vieira (Escola Theonilo Gama - categoria – 50 kg)

José Ayrton (Escola Theonilo Gama - categoria - 55 kg)

João Lucas (Colégio São José - categoria – 66 kg)

Renglis Xavier (Escola Theonilo Gama - categoria, categoria -81 kg)

Rai Neves (Colégio Santa Catarina, de Arapiraca - categoria+ 90 kg)

Janielly Santos (Colégio Santa Catarina, de Arapiraca, categoria - 44 kg)

Alicia Santos (Escola Municipal Hugo Melo de Arapiraca, categoria – 48 kg)

Nathally Santos (Colégio Padre Anchieta de Arapiraca, categoria - 52 kg)

Kayenne Ferreira (Escola Municipal Hugo Melo de Arapiraca, categoria - 57 kg)

Isabella Silva (Escola Dom Constantino de Campo Alegre, categoria – 63 kg)

Equipe alagoana de judô embarca para Bahia com esperança de medalhas
Equipe alagoana de judô embarca para Bahia com esperança de medalhas
Equipe alagoana de judô embarca para Bahia com esperança de medalhas
Equipe alagoana de judô embarca para Bahia com esperança de medalhas
Equipe alagoana de judô embarca para Bahia com esperança de medalhas
Equipe alagoana de judô embarca para Bahia com esperança de medalhas