Educação

Escolas ganham programa de educação integral nesta quarta

Secom Maceió | 17/09/19 - 14h05
Pei Fon/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lança oficialmente amanhã (18) o Educa Maceió, programa que institui a educação integral em 50 escolas da rede de ensino da capital. A iniciativa será possível diante do investimento de R$ 1,6 milhão de recursos próprios da Prefeitura. Serão atendidos mais de 7,2 mil alunos, entre crianças e adolescentes, matriculados entre o 3º e o 9º ano do ensino fundamental.

O Educa Maceió surge após a determinação do Ministério da Educação (MEC) cortar as verbas destinadas ao investimento em educação integral. O programa contará com acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, com atividades realizadas no campo das artes, cultura, esporte e lazer.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, justifica que a importância do programa vai além do ensino, pois oferece proteção às crianças e adolescentes da rede. “O programa foi criado considerando a limitação de recursos do MEC, quando o programa Mais Educação deixou de contemplar as escolas dos municípios que apresentam condições de manter as crianças nos dois horários. E essa permanência de crianças e adolescentes nos dois horários se refere não apenas à aprendizagem, mas também à proteção”, explica ela.

Ainda de acordo com a secretária, a efetivação do programa confirma a determinação da gestão do município com a educação. “Em conversa com o prefeito Rui Palmeira, mostrei a importância dessa iniciativa e acordamos em fazer esse programa com recursos próprios. Como tem sido de inteira responsabilidade do município, mostramos o compromisso do prefeito com a educação”, conclui Ana Dayse.

O programa também irá contribuir na elevação dos indicadores educacionais das escolas no Índice Nacional de Educação Básica (Ideb). Os alunos atendidos pelo Educa Maceió ficarão, no mínimo, sete horas na escola. O lançamento acontece às 8h, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmal), no Farol.