Cotidiano

Especialistas ensinam técnicas para conseguir uma mala prática e funcional e não errar na escolha das peças

Folhapress | 14/01/19 - 22h02
Dicas | Editoria Arte/Folhapress

Viajar é ótimo, mas fazer as malas está longe de ser uma atividade divertida para a maioria das pessoas. Um erro comum, segundo especialistas no assunto, é levar um número de roupas exagerado ou peças que não combinem com o lugar, como salto alto na praia. Para evitar isso, a personal organizer Ingrid Lisboa, que ministra o curso "Mala Inteligente", indica que o primeiro passo é pesquisar sobre as temperaturas, condições e hábitos culturais do destino da viagem. E não basta levar as peças prediletas de verão ou inverno, de acordo com o clima local. É importante pensar nas atividades e passeios que serão feitos. "A maioria das pessoas que não faz a mala dessa forma traz de volta até 80% das peças que levaram sem usar", afirma Ingrid. É o que acontecia com a aposentada Olinda Vioto, de 70 anos.

"Eu colocava roupas demais, mas deixava de usar metade delas", diz. Ela fez um curso para aprender a organizar melhor a mala. "Agora, já não levo tantas calças jeans, por exemplo, que pesam mais. Penso também em como combinar as peças entre si." Escolher roupas neutras e que possam ser combinadas de diferentes formas é o principal segredo de uma boa mala, segundo Ingrid. "Uma calça deve combinar com ao menos três blusas, para você não usá-la apenas em um dia", recomenda. A personal organizer Bárbara Volnei indica também investir em lenços e outros acessórios, que ocupam menos espaço e "multiplicam a possibilidade de looks."

Outra dica das profissionais é evitar roupas que não são usadas há muito tempo, assim como sapatos e peças desconfortáveis ou que amassam facilmente. Na hora de escolher a mala, Bárbara recomenda modelos compactos, que sejam leves e resistentes. "Quanto maior a mala, mais coisas você irá colocar dentro dela. O ideal é uma no tamanho médio", diz. A arrumação deve começar ao menos dois dias antes da viagem, principalmente para quem vai viajar com a família e precisa organizar tudo.

Acessórios devem ser levados em estojo

Mais do que fazer com que todas as roupas caibam na mala, o indicado é que os itens sejam arrumados de forma funcional a fim de facilitar na hora de escolher o que usar durante a viagem. A personal organizer Bárbara Volne recomenda que as peças mais pesadas, como casacos, sejam colocadas no fundo da mala. Segundo ela, no caso de viagens longas, para ganhar espaço, vale arrumar as roupas em rolinhos, desde que não sejam volumosas.

Já Ingrid Lisboa, especialista no tema, explica que é preciso avaliar se vale a pena levar as peças em rolinhos, já que elas podem amassar. "E colocar meias dentro dos sapatos serve só para fazer caber mais coisas na mala, mas torna o manuseio das peças difícil", explica. Ambas as profissionais indicam o uso de estojos e bolsas, que separam e organizam os acessórios menores. "Nunca leve a mala lotada. Deixe um espaço para as compras que poderá fazer na viagem", diz Bárbara. (BV)