Esporte

Esporte universitário tem dia movimentado com FISU America 3x3 e JUBs Conferência Nordeste

Assessoria | 09/08/19 - 16h42
Thiago Parmalat/CBDU

O esporte universitário mudou a rotina de Maceió nesta quinta-feira (8). Metade de uma quadra de basquete, muita música e vários atletas na calçada da Praia de Pajuçara chamaram atenção dos moradores da cidade que pararam para assistir o FISU America 3x3, o Pan Americano Universitário de basquete 3x3.

A competição começou nesta quinta (8) e vai até sábado (10). Sete países, representados por instituições de ensino (IEs), participam das disputas: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Uruguai.

Os jogos começaram às 15h e cada IEs jogou duas vezes ao longo do dia. Na sexta-feira (9), a fase de grupos continua e mais tarde, as quartas-de-final. No sábado (10), acontecem as semifinais, finais e o campeonato de arremesso e enterrada.

Representando o Brasil estão a UNIP-SP, FAT-AL e UniAteneu-CE no naipe masculino e UNIP-SP e UFC-CE no feminino. Campeão e vice-campeão garantem uma vaga no Mundial da modalidade. Confira aqui os resultados do primeiro dia.

Simultâneamente, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Conferência Nordeste também são recebidos na cidade. Com o futsal, basquete, handebol e vôlei, as instituições do Nordeste procuram uma vaga no JUBs Fase Final, a maior competição universitária da América Latina.

Por sediar a Fase Final, a Bahia garante seu lugar e não participa desta etapa regional. O Maranhão também fica de fora por fazer parte da Conferência Norte.

As semifinais foram decididas nesta quinta-feira (8) e acontecem nesta sexta-feira (9). Confira aqui os times que passaram de fase e têm chance de medalha.