Tecnologia

Esqueça o WhatsApp! Skype é o melhor messenger para ter no smartphone

05/07/16 - 14h31
Ilustração

Eu sei que esse texto vai contra mais de um bilhão de pessoas que usam o WhatsApp e outros tantas dezenas de milhões que preferem o Telegram ou o Facebook Messenger. Mas o fato é que o Skype mobile é um comunicador multimídia subestimado e deveria ser mais usado pelo público em seus smartphones. Aqui estão os motivos para isso.

Os emoticons são mais legais

Dentro dos messengers, emoticons despertam grande interesse dos usuários, principalmente porque eles são muito usados para substituir diálogos. Logo, não dá para entender por que o público prefere WhatsApp e afins ao invés do Skype, que tem emoticons muito mais legais.


1 02

Os símbolos são muito mais divertidos para serem usados, por se tratarem de emoticons animados e que traduzem com muito mais eficiência o que queremos dizer aos nossos contatos.

Além disso, o Skype traz ainda os Mojis, pequenos GIFs com áudio, que muitas vezes são provenientes dos melhores momentos de séries famosas, como The Office, Sherlock Holmes, Doctor Who, Top Gear, entre outros. E eles tornam as conversas bem mais engraçadas.

Aliás, o WhatsApp já tem GIF?

O Skype faz videochamadas. Inclusive em grupo

Enquanto o WhatsApp está liberando o recurso de videochamadas a passos de tartaruga (ele, finalmente, deve chegar nas próximas semanas), o Skype já tem essa funcionalidade há tempos. E ela, inclusive, já suporta até mesmo o formato de videoconferência, com várias pessoas participando simultaneamente.

2 03

As chamadas de voz do Skype são mais estáveis

Eu já escrevi isso antes nesse artigo e repito: as chamadas de voz do WhatsApp têm uma qualidade ruim. Claro que parte disso é culpa das nossas péssimas redes de telefonia, mas, mesmo em ambientes Wi-Fi, elas deixam a desejar.

3 01

Já no Skype, as chamadas se comportam de uma forma muito mais estável. O aplicativo é melhor otimizado para este recurso e faz com que a qualidade para falar e ouvir seja bem melhor.  Ah sim, ele também  faz chamadas de voz em grupos.

Aliás, quem usa o Skype mais constantemente, não o troca por nenhum outro comunicador na hora de fazer ligações. 

É possível agendar chamadas

Essa é uma função menor, mas é super útil. O Skype conta com um agendador de chamadas que pode ser integrado a programas como o Google Calendar e o Outlook. Assim, ele permite que você programe ligações e videochamadas e envia alertas ao usuário quando estiver chegando o momento de realizá-las.

4

É um comunicador multiplataforma de verdade

Ao contrário do WhatsApp e afins, o Skype não precisa desenvolver uns "puxadinhos" (leia-se plug-ins) mal feitos para funcionar em PCs, smartphones, tablets, SmartTvs e até videogames. Ele conta com versões devidamente desenvolvidas para cada plataforma e funciona muito bem em cada uma delas.

5

Aliás, na versão para PCs, você tem ainda alguns recursos bem legais como o tradutor simultâneo – que deve chegar ao Skype mobile em breve – e ainda a possibilidade de editar as mensagens já enviadas.

Não corre o risco de ser bloqueado pela Justiça e deixar a sua vida um caos

Quantas vezes você viu algum juiz mandar bloquear o Skype aqui no Brasil? Sem mais perguntas, meritíssimo. Encerro meu caso.