Maceió

Esquecida, escadaria em Maceió vira 'paisagem' com instalação de mosaicos; veja fotos

Camilla Bibiano* | 05/02/19 - 12h46
Escada na Ladeira da Catedral | TNH1 / Camilla Bibiano

Um trabalho minucioso de revitalização está dando nova cara a uma escada um tanto esquecida na cidade de Maceió. Na Ladeira Eustáquio Gomes de Melo, a Ladeira da Catedral, no bairro do Farol, os degraus estão ganhando cores e desenhos por meio do projeto Todos Pela Cidade.

Os mosaicos, que já começaram a ser assentados, foram criados artesanalmente por funcionários de dezenas de empresas e alunos de escolas de Maceió que aderiram à parceria em prol da ação.

A ideia é da artista plástica Marta Arruda, que pensou em transformar escadas em obra de arte, reunindo o lúdico e a parceria da sociedade, para um ato de criatividade e ressignificação de espaços urbanos.

Segundo o coordenador do projeto, Fábio Palmeira, já foram feitos mais de 1500 mosaicos produzidos por voluntários capacitados pela idealizadora, Marta Arruda. Os mosaicos são feitos com sobras de azulejos de construção de prédios, doados por construtoras locais. 

Os detalhes passam por uma curadoria da artista plástica que já conta com ajuda de voluntários para reforma e ajustes nos trabalhos danificados.

O projeto de cunho sustentável tem objetivo de criar atrativos para espaços urbanos pouco vistosos. Em parceria com a Prefeitura de Maceió, novas reformas estão sendo feitas com a nivelação da escadaria e a instalação de iluminação em led no local.

A instalação dos mosaicos é feita pela empresa Oikos, que fornece ainda a mão de obra da construção e irá adotar a escadaria, sendo responsável por sua manutenção após a entrega.

O coordenador ainda citou que o projeto está em processo de finalização, com entrega prevista para o final de fevereiro. “O projeto está sendo feito em tempo recorde. Essas escadarias, como a do Rio de Janeiro, levam anos para ficarem prontas. É um trabalho minucioso e de muitos detalhes.”, salienta.

Outras doações estão sendo recebidas pelo projeto, como a entrega de bancos e lixeiras de material sustentável, vasos e plantas para ornamentação do local.

O objetivo é que, a partir da entrega e realização do projeto piloto da escadaria, a ideia se expanda para outros locais de Maceió. “A intervenção é importante para cidade. É necessário uma consciência coletiva e que seja mantida pela sociedade em geral junto ao poder público”, convoca o coordenador. 


*Estagiária sob supervisão da editoria