Mercado de Trabalho

Está em busca do sucesso profissional? Saiba como chegar lá

Folha Dirigida | 05/03/20 - 08h30
Pixabay

O sucesso profissional é uma questão subjetiva e relativa, variando conforme a meta que cada um traça pra si. O sucesso para um pode ser passar em um concurso federal, enquanto para outro pode ser chegar a um cargo de chefia na empresa dos sonhos.

Independente de qual seja o objetivo, a busca por esse crescimento é uma realidade de muitos profissionais. Mas você sabe como traçar metas para alcançar o tão esperado sucesso?

A especialista em Recursos Humanos e gerente da Employer-SP, Luciana Pires, dá algumas dicas para se destacar no mercado de trabalho. Para ela, quem acabou de conquistar um novo emprego deve tentar absorver o máximo de informações e feedback.

"Quem está chegando agora, o ideal é que você habilite sua caixa de observação e coletas de informações. Anote suas orientações, pesquise mais a respeito da atividade", explica.

A gerente aconselha que o profissional "conheça os propósitos da sua nova empresa e descubra qual a melhor maneira de você agilizar as entregas e metas propostas pela empresa". Além disso, ela acrescenta alguns questionamentos que devem ser feitos:

    • "De que forma suas habilidades pessoais podem contribuir para o crescimento e melhoria da empresa?"
    • "Imagine que esta empresa é sua: De que forma você gostaria que a equipe executasse esta tarefa?"

Segundo Luciana, você atinge o sucesso profissional quando se sente verdadeiramente feliz e apaixonado pelos seus resultados. E para começar a busca por esse sucesso, ela conta que a primeira coisa que deve ser feita é se conhecer.

"O primeiro passo é saber o quê você quer – autoconhecimento. Em seguida, é planejamento e conhecimento sobre suas escolhas. Descubra o porquê e o como; e por fim, execute. Após a tomada de decisão, você precisa colocar a mão na massa. Coloque em prática o que você sabe que precisa ser feito – ação", explica.

Além disso, é importante traçar metas, pois, segundo a gerente, elas servem como GPS. "Elas [as metas] te guiam pelo caminho e te ajudam a manter o foco do que é mais importante. Quem não sabe o que quer, passará a vida reclamando de que nada dará certo para ele", conta.

O sucesso para cada geração

"Acredito que todos os indivíduos têm metas diferentes", afirma. A gerente ainda diz que a cada geração "as importâncias e preocupações se modificam e criamos posicionamentos novos".
Por fim, ela explica como são essas mudanças de pensamento, usando como exemplo a geração Z, composta por pessoas de 18 a 24 anos. Sendo assim, a especialista lista duas características do perfil dos componentes dessa geração:

Pragmáticos – São adeptos do pensamento lógico, autodidatas; indefinidos; quebram e contestam vigorosamente todos os estereótipos e não ligam para definições de gênero, idade ou classe;
Conversadores – Dialogam, entendem e agregam. Porém, são imediatistas e querem atingir suas metas em curto prazo, sem realizar o planejamento adequado.