Educação

Estudantes do Ifal estão entre os 30 selecionados para o Brazilian Leadership Bootcamp

Assessoria | 21/10/19 - 10h27
Ifal

“Para sermos geração futura, precisamos ser uma geração presente”. A expressão recheada de otimismo vem da estudante Ingrid Pereira, 17 anos, do Campus Santana do Ipanema e toda essa felicidade também se estende ao aluno Vinícius Monteiro, do curso técnico de Edificações do campus Palmeira dos Índios. É que ambos foram selecionados entre 30 estudantes de todo o país com faixa etária de 15 a 18 anos para disputar a fase final do Brazilian Leadership Bootcamp, um programa de férias intensivo de oito dias focado em desenvolver nos jovens habilidades e competências necessárias para se tornarem líderes conscientes e a serviço da sociedade.

O evento, promovido pela Latin American Leadership Academy (Lala), ocorrerá entre os dias 1º e 7 dezembro deste ano, em São Paulo. Nesse período, os jovens receberão formação em liderança, empreendedorismo social, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. As aulas e vivências serão em português e inglês, por isso, os jovens precisam ter um mínimo de entendimento da língua inglesa.

“Eu conheci o Lala, através de um amigo que disse: Ingrid, creio que esse evento combina contigo .Os objetivos colocados em questão me lembram você. Naquele momento eu pensei: ele não falou isso à toa e decidi pesquisar e ter minha própria experiência como desbravadora de mais uma aventura. E, foi a partir desse momento que comecei a me enxergar naquela imersão, vivendo e experimentando, partilhando e me desenvolvendo”, explicou Ingrid Pereira.

Para Vinícius Monteiro, o processo de seleção até a aprovação foi bastante desafiador, porque ele refletiu sobre suas ações e atividades que contribuíram para acreditar nessa conquista

“É por isso que eu só tenho a agradecer a ex-professora do campus, Flora Pidne e ao egresso de Edificações, Fernando Cavalcanti. Eles foram responsáveis para que eu pudesse me envolver em projetos desenvolvidos no campus como a Simulação das Organizações Internacionais em Alagoas (SOIAL) e o Grupo de Estudos em Pesquisa Internacional (GEPI). Além, é claro, da professora Diana Souza, fundamental para minha aprovação no programa”, declarou o adolescente de 17 anos em entrevista à Assessoria de Comunicação Social do Campus Palmeira dos Índios.

Ingrid contou a trajetória de passagem pelas etapas iniciais do programa e ressaltou que demorou cerca de três dias para preparar tudo que foi solicitado, incluindo as redações e o vídeo. “Alguns dias depois recebi o e-mail de que havia passado para a próxima fase e que seria a vez da entrevista. Lembro-me, perfeitamente de que, logo ao iniciar via Skype, o Marcelo Peterlini, diretor-regional do Lala perguntou-me se eu estava nervosa e, respondi que sim. O nervosismo ia e vinha, mas respondi com calma, paciência e determinação pois, afinal de contas, eu estava respondendo questões sobre mim mesma e o autoconhecimento foi fundamental nesse processo. 

Para a aluna da unidade do sertão alagoano, a alegria e a adrenalina foram contagiantes, mas após a euforia no processo de autoanálise ela compreendeu que havia aproveitado o espírito de ousadia juvenil e de que a missão irá prosseguir, acreditando na geração dela e no potencial do empreendedorismo social. 

Os dois estudantes contam com o apoio da instituição, mas fazem uma campanha para arrecadar recursos para as despesas pessoais para a viagem. Para contribuir com o aluno do Campus Palmeira dos Índios basta acessar o link https://bit.ly/2plrrut e contribuir com qualquer valor. E a representante do Ifal Santana do Ipanema dispõe um vídeo nas redes sociais em  que explica seu objetivo.

Assista ao vídeo