Maceió

Estudo expõe ameaças para imóveis fora da área de criticidade nos Flexais; veja vídeo

TNH1 com TV Pajuçara | 28/04/22 - 11h55
Moradores dos Flexais sofrem com rachaduras e isolamento social | Foto: Reprodução / TV Pajuçara

Um estudo aponta que 62 imóveis fora do mapa de criticidade da Defesa Civil de Maceió estão ameaçados e podem ceder, devido às rachaduras provocadas pelo afundamento do solo nas comunidades Flexais, em Bebedouro.

Nesta quinta-feira (28), o programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, esteve na Rua Tobias Barreto, a principal via da região, e conversou com moradores que estão preocupados com os buracos nas paredes e o isolamento social.  "A gente está vendo nossas casas deterioradas, é preciso que seja tomada alguma providência", disse Arnon, morador da comunidade.

Lucas Mattar, engenheiro responsável pelo estudo, as rachaduras apresentam patologias características de problema do solo. "Todas as casas apresentam algum problema, a maioria crítico. Coletivamente, a região sofre com um problema crítico no solo. Foi verificado no estudo que em algumas residências as rachaduras aumentaram e outras patologias apareceram. É possível que com o tempo algumas casas possam ceder", frisou.

Veja a reportagem completa:

O TNH1 entrou em contato com a Defesa Civil de Maceió, que ficou de enviar resposta. A Braskem, apontada como responsável pelo afundamento dos bairros devido à extração de sal-gema, informou que busca soluções para atender os anseios da comunidade. Veja a nota na íntegra:

A Braskem está em diálogo com as autoridades para buscar uma solução conjunta que atenda à comunidade do entorno do mapa, por meio de iniciativas nas áreas social, econômica e urbanística.  

Importante destacar que a região não consta do mapa de desocupação e monitoramento definido pela Defesa Civil e que técnicos e especialistas recomendam que processos de deslocamento de populações devem ser evitados ou minimizados, à exceção de situações de riscos que não sejam passíveis de solução alternativa. A Braskem permanece aberta ao diálogo construtivo e em benefício da comunidade.