Mercado de Trabalho

Exército abre inscrições para oficiais e sargentos temporários

Folha Dirigida | 16/08/19 - 17h02
Divulgação/Exército Brasileiro

A 5ª Região Militar, conhecida como Heróis da Lapa, tem inscrições abertas para seleção ao Serviço Militar temporário. A Região, com sede em Curitiba, no Paraná, tem o objetivo de formar cadastro de reserva para os cargos de oficial técnico temporário, sargento técnico temporário, assim como médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários.

As remunerações variam conforme a carreira, sendo de R$8.321,67 para oficiais técnicos temporários (incluindo médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários). Já para sargentos técnicos temporários a remuneração bruta é de R$4.437.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 9 de setembro no portal do Comando da 5ª Região. As vagas são para homens e mulheres, porém é necessário ser brasileiro nato e ter formação de acordo com as áreas apresentadas.

O período de serviço pode ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 5ª RM, até o tempo máximo de oito anos. Os aprovados serão lotados em uma das organizações militares do Grande Comando Militar, nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Seleção da 5ª RM forma cadastro para níveis médio e superior

A seleção apresenta mais de 40 áreas de interesse para sargentos técnicos temporários, com exigência de níveis médio ou médio/técnico. Algumas destas são Administração, Contabilidade, Comunicação, Cozinha, Enfermagem, Finanças, Informática, Logística, Magistério, Mecânica e Recursos Humanos.

Os selecionados serão incorporados na situação de terceiro sargento técnico temporário.

Há também vagas de nível superior para oficial técnico temporário, em diversas áreas de formação: Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Contabilidade, Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharias (Ambiental, Biomédica, Civil, Elétrica, Mecânica), Fisioterapia, Informática, Museologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Magistério (Arte, Biologia, Educação Física, Geografia, Matemática, Letras com Habilitação em Inglês e Espanhol e Pedagogia).

Além disso, a seleção traz oportunidades para médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários. No total, são 16 especialidades da área de Medicina, sete da área de Farmácia, cinco da formação em Odontologia e quatro de Veterinária.

Seleção é dividida em diversas etapas

Os candidatos são selecionados por meio de análise curricular preliminar no período de 12 de agosto a 17 de outubro. Os documentos devem ser inseridos no sistema online no momento da inscrição.

Haverá uma etapa adicional de teste prático e exame de habilidade entre 4 a 5 de novembro para as funções das áreas de Cozinha, Manutenção Automotiva, Metalurgia, Edificações, desenhista projetista e Arquitetura.

Para Magistério Superior, haverá teste escrito com 40 questões, de 4 a 8 de novembro, e teste didático, de 18 a 22 de novembro.

Após as primeiras fases, os habilitados passam por apresentação de documentação e comprovação de títulos, entre 2 e 13 de dezembro. No mesmo período, acontecerão as entrevistas e escolha da Organização Militar. A inspeção de saúde será realizada de 6 a 8 de janeiro de 2020.  

Entre 20 e 22 de janeiro, os aprovados devem realizar o exame de aptidão física. A avaliação será realizada em dois dias, tendo  flexão de braços e abdominal supra no primeiro, bem como corrida de 12 minutos no segundo.

As últimas fases serão inspeção de saúde complementar, em 3 de fevereiro, na organização militar onde o aprovado irá atuar. O cadastro de reserva terá validade até agosto de 2020, mas pode ser prorrogado por mais um ano caso não tenha novo aviso de convocação para seleção.