Maceió

Exposição na Pajuçara homenageia moradores de bairros atingidos por rachaduras

Da Redação | 02/11/21 - 15h55
Visitantes adquiriram fotos para contribuir com abrigo que teve de abandonar bairro da capital | Itawi Albuquerque/Divulgação

Uma intervenção fotográfica realizada nesta terça-feira (02), na Praia de Pajuçara, em Maceió, homenageou os moradores dos cinco bairros da capital que foram atingidos peor rachaduras causadas pela atividade mineradora da empresa Braskem. 

No Dia de Finados, doze fotógrafos expuseram seus trabalhos para mostrar o que já é considerado por muitos um crime ambiental urbano sem precedentes, tendo afetado, diretamente, mais de 50 mil pessoas que tiveram de deixar suas casas. 

Intitulada ‘Finados Bairros”, a ação consiste na exposição, em varais, de 800 lenços brancos com imagens impressas que  lembram o drama socioambiental dos bairros afetados pelo problema geológico resultante de quatro décadas de exploração do subsolo. “Para a produção dos lenços, foram usados 50 m² de tecido, que representam as mais de 50 mil pessoas que tiveram que deixar suas moradias”, explica o fotógrafo Jorge Vieira, idealizador da intervenção.

No final da tarde, os lenços foram oferecidos à população pelo preço simbólico de R$ 2,00, valor que se destinará à compra de fraldas geriátricas para as idosas do Lar Luísa de Marillac, instituição que também foi removida da área atingida pelo afundamento do solo.

Rogério e Maria Luiza Chaves visitaram a exposição e compraram as fotos para colaborar com o abrigo. “Essa exposição mostra a tristeza que aconteceu naquele bairro. Mexeu com a história de todos. Foi de fato um crime premeditado. Foram deixando acontecer. É uma exposição que deve acontecer mais vezes e ganhar ainda mais visibilidade. As famílias ainda sofrem e precisam de uma resposta para esta verdadeira guerra da qual foram vítimas”, disse a servidora pública de 51 anos.