Tecnologia

Facebook faz acordo com Universal Music para usuários postarem músicas à vontade

21/12/17 - 19h37
Reprodução

Direitos autorais na internet é um assunto que rende muita briga. No YouTube, vemos uma infinidade de músicas publicadas por usuários comuns, com vídeos próprios ou montagens fotográficas estampando as imagens. Só que isso não é exatamente legal, e muitas gravadoras têm um trabalho intenso de monitoramento desses conteúdos, exigindo sua remoção por infringirem direitos autorais. O mesmo costuma acontecer com vídeos publicados no Facebook.

Mas, a partir de agora, o Facebook acaba de fechar um acordo com a Universal Music Group para que os usuários da maior rede social do mundo possam compartilhar músicas e videoclipes à vontade, sem infringir nenhuma lei. Com o negócio, a Universal Music se torna a primeira grande empresa do ramo musical a licenciar suas músicas na rede de Mark Zuckerberg, bem como nos demais serviços que a companhia controla, como o Instagram, por exemplo.

Com a novidade, os usuários poderão fazer o upload de arquivos de vídeo contendo músicas de artistas da Universal, sem precisar compartilhar uma música "pirata" a partir de serviços como o YouTube. Segundo o comunicado oficial, o acordo "é destinado a servir de base para um roteiro de parceria estratégica que oferecerá novas experiências musicais" ao usuário. Novos produtos podem surgir na sequência, podendo abranger também o Messenger, com o objetivo de desenvolver a próxima geração de serviços de música para os consumidores na internet.

Ainda, segundo a Variety, é possível que a Warner Music seja a próxima companhia musical a entrar nessa onda de acordos com o Facebook. Contudo, representantes da Warner e também da Sony Music se recusaram a comentar o assunto, por enquanto. A parceria entre a Universal Music e o Facebook surge apenas dois dias depois que a empresa musical firmou uma parceria com o YouTube, que pretende licenciar músicas com os devidos direitos autorais em seu novo serviço, o Remix.