Saúde

Faculdade oferece atendimento gratuito de fisioterapia para pacientes com sequelas da covid-19

Assessoria | 31/05/21 - 14h45

Pacientes com sequelas da Covid-19 podem ser atendidos gratuitamente na Clínica Escola da Faculdade Estácio, em Maceió. O serviço é prestado por alunos que estão concluindo o curso de fisioterapia, com a devida coordenação dos professores, e os agendamentos já estão abertos para os atendimentos no turno da tarde. 

A OMS (Organização Mundial de Saúde) descreve 55 complicações mais conhecidas da Covid, até o momento, identificadas por especialistas de diversas partes do mundo. Definida como doença, a síndrome pós-Covid, Covid longa, Covid persistente ou Covid prolongada engloba uma série de sintomas que vão desde náuseas, dificuldade de atenção, insônia, fadiga a perda de cabelo, falta de ar, dor muscular (mialgia), dores nas articulações e dor no peito.  

De acordo com a professora de Fisioterapia da Estácio, Evelin Batista, que também atua na linha de frente em CTI, entre as sequelas, os casos mais registrados são de complicações motoras e cardiorrespiratórias, principalmente em pacientes que passaram por internação em UTI. “Além das sequelas respiratórias, são pacientes com sequelas motoras, dores nas articulações, fraqueza muscular...”, afirma. 

Evelin acrescenta que os atendimentos são individualizados, seguindo todos os protocolos de distanciamento social e duram em média três meses, de acordo com o quadro clínico do paciente, após a avaliação fisioterapêutica. “O tratamento e a indicação de exercícios dependem do quadro geral apresentado e para a reabilitação é indispensável que o paciente seja acompanhando por uma equipe multidisciplinar”, esclarece a fisioterapeuta. 

Mais informações e agendamentos: 3214-6813