Maceió

Familiares de presos bloqueiam dois sentidos do viaduto da PRF; vídeo

Redação TNH1 | 02/09/21 - 15h16 - Atualizado em 02/09/21 - 17h49
Reprodução / Redes Sociais

Familiares de presos do Sistema Prisional de Alagoas voltaram a protestar na tarde desta quinta-feira, 2, e bloquearam um trecho da BR-104, no Viaduto da Polícia Rodoviária Federal, em Cidade Universitária, parte alta de Maceió. Os dois sentidos da pista foram liberados por volta das 17h20 após intervenção da Polícia Militar, que precisou usar bombas de efeito moral e disparos de elastômero para dispersar o protesto e desobstruir a via. 

De acordo com o Gerenciamento de Crises, não houve feridos na dispersão e nem prisões. "Como mais uma vez a gente tentou negociar a todo momento e não fechar o canal com elas, permanecemos chamando para uma reunião, para tentar resolver isso no gabinete, tentar acabar com essa ideia de fechar a via, mas não aceitaram desobstruir em nenhum momento. Diante do impasse, depois de tantas horas causando transtorno à sociedade alagoana, com a aproximação do horário do rush, iria piorar ainda mais um trânsito que já é complicado, foi autorizado o uso da tropa", informou o capitão Thiago. 

O protesto

Eles cobram a retomada de visitas e entrega de feiras aos reeducandos no Sistema Prisional, que estão suspensas desde a última segunda-feira, 30, quando foi iniciada paralisação dos policiais penais. 

Imagens registradas por pessoas que passam pelo local mostram que o trânsito começa a ficar caótico na região. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão tentando organizar o tráfego.

A reportagem entrou em contato com o Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, que está no local tentando liberar a pista. Segundo informações do capitão Thiago, carros e caminhões estão parados no bloqueio, apenas motocicletas estão conseguindo passar. Apesar disso, as forças de segurança conseguiram fazer um desvio antes da interdição para quem segue sentido Centro/Aeroporto, que precisa entrar rumo ao Distrito Industrial, enquanto os motoristas que vão sentido Aeroporto/Centro estão precisando entrar em ruas laterais para sair pelo Clima Bom e retornar em seguida sentido Avenida Fernandes Lima.  

Em nota, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (SERIS) informou que mantém aberto o diálogo com os familiares dos reeducandos. Leia abaixo. 

"Prova disso é que, nessa terça-feira (31), o secretário da Ressocialização, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, reuniu-se com uma comissão de familiares para debater demandas apresentadas à gestão prisional.

Na oportunidade, o secretário explicou seguir confiante de que o pleito dos policiais penais também será atendido na próxima quarta-feira, 08 de setembro, data prevista para a realização de uma audiência entre representantes da SERIS, SEPLAG, Governo do Estado e Sindicato dos Policiais Penais".