Maceió

Famílias do Pinheiro recebem atendimento psicossocial

15/01/19 - 09h26

As famílias do bairro Pinheiro que tiveram os imóveis afetados pelo surgimento de fissuras começaram a receber atendimento psicossocial nessa segunda-feira (14). Equipes técnicas das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde irão em várias unidades residenciais para fazer o acompanhamento das necessidades das famílias.

O acompanhamento é decorrente da situação da região afetada pelo surgimento de fissuras. Durante toda a semana, assistentes sociais e psicólogos farão a visita domiciliar em várias casas que foram indicadas pela Defesa Civil Municipal.

De acordo com a assistente social da Semas, Emy Oliveira, o trabalho da Assistência Social é dar o suporte necessário para que estas famílias que ainda resistem em permanecer nos imóveis com risco sigam para um lugar seguro.

“Nós iniciamos a visita com base nos encaminhamentos da Defesa Civil. Eles analisaram a questão do grau de risco dos imóveis e até o fato de algumas famílias resistirem à possibilidade de saírem destes imóveis. Então, estamos fazendo estas visitas para avaliar e saber quais são as demandas, as necessidades que eles têm e o que está impedindo essa saída, visto o risco à vida. Estamos tentando preservar a vida em primeiro lugar”, destacou a assistente social.

Já na área de Saúde, os psicólogos da secretaria darão suporte personalizado para que estas famílias, fazendo a escuta e dando os encaminhamentos necessários. “Nós estamos fazendo um atendimento psicossocial à estas famílias afetadas por meio de visitas domiciliares, onde vamos escutar estas famílias e, a partir daí, vamos fazer as intervenções que sejam necessárias e os encaminhamentos também. Esse atendimento é personalizado, porque cada família reage a essa situação de forma diferenciada. Nós precisamos ver que existe todo um contexto, inclusive emocional, não é só financeiro. Toda a história de uma família que muitas vezes mora há décadas nesse imóvel. Então, cada caso é um caso diferente e nós vamos estar com este olhar específico para cada caso. Se a pessoa precisar, por exemplo, de um psiquiatra, de um atendimento clínico, de um suporte medicamentoso, nós vamos identificar e fazer os encaminhamentos necessário”, completou a psicóloga Silma de Oliveira.

A família de Rinaldo Januário foi a primeira a receber a visita domiciliar. Após ser ouvido pelas profissionais, ele se diz mais aliviado em receber o suporte do Município. “Os profissionais são bem-vindos. Todo aparato, tudo o que vier para beneficiar para somar, nós estamos aqui com as portas abertas. Eu só tenho a agradecer por esta assistência”, disse o morador que teve a residência afetada por fissuras.

Para receber o atendimento psicossocial, as famílias podem entrar em contato com a Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil, que dará os encaminhamentos necessários para a visita domiciliar da equipe técnica.

A Defesa Civil de Maceió orienta ainda que, para qualquer esclarecimento, o cidadão busque canais oficiais de informação, seja no site da Prefeitura de Maceió, por meio do link www.maceio.al.gov.br/defesacivil, ou pelo número 0800 030 6205.

As informações também podem ser acessadas no site do Serviço Geológico do Brasil neste link.