Maceió

Feirinha do Tabuleiro: fiscalização por videomonitoramento começa nesta terça-feira

Da Redação, com assessoria | 18/10/21 - 13h53 - Atualizado em 18/10/21 - 14h11
Equipamentos já estão instalados e em fase de adaptação dos condutores; operação inicia nesta terça-feira | Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) segue com o projeto de ordenamento no fluxo viário da Feirinha do Tabuleiro, na parte alta da capital. Após dois meses das primeiras modificações, será iniciada, nesta terça-feira (19), a fiscalização com câmeras de videomonitoramento no local. O intuito é observar, diariamente, o comportamento do trânsito, garantindo que as melhorias já realizadas pela Prefeitura de Maceió sejam mantidas.

Os equipamentos foram instalados na semana passada e estão em fase educativa de adaptação dos condutores que transitam na região. Eles foram instalados em dois pontos da Avenida Maceió, na área central da Feirinha e próximo à Escola Municipal Pedro Suruagy. As imagens serão disponibilizadas às equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), que vai auxiliar no patrulhamento da região.

Fernando Eugênio é feirante e acredita que o videomonitoramento vai ajudar a manter o fluxo organizado. “A movimentação de pessoas e de carros está bem melhor. Era muito complicado porque os clientes não tinham onde estacionar. Agora, temos um horário definido. Acredito que a implantação desse videomonitoramento vem para somar e manter o fluxo ordenado, não permitindo que volte a ser o que era antes”, comentou.

"A Feirinha estava intransitável. Aos sábados e domingos, ninguém conseguia passar por aqui”, relembrou o administrador do mercado da Feirinha, Aldo Avelino. “Hoje, finalmente, temos sinalização para orientar o condutor sobre os sentidos das vias”, completou.

Os dispositivos também atuam diretamente na fiscalização, coibindo os motoristas de transitar na contramão e estacionar em fila dupla ou de maneira irregular. Risonete Ferreira, que também é comerciante na região, recorda dos rotineiros congestionamentos. “Aqui era uma bagunça, e as pessoas estacionavam onde queriam. Acredito que, com o videomonitoramento, quem estava errado vai querer melhorar”, discorreu.

No local, placas informativas sobre a presença das câmeras foram instaladas, além das que regulamentam cargas e descargas de mercadorias e estacionamentos em horários e trechos específicos. A medida é fruto de solicitação dos comerciantes junto à SMTT. E diante de qualquer anormalidade no trânsito, as equipes chegarão ao local com mais agilidade para organizar o fluxo de veículos, ou, em casos de acidentes, para desobstrução das vias e registro de imagens.

“Nosso principal objetivo é garantir a segurança viária das pessoas que trabalham e frequentam o local. As intervenções foram realizadas após ouvirmos as pessoas que conhecem a Feirinha do Tabuleiro, como determina o prefeito JHC, com base na escuta das demandas dos cidadãos. Acompanhei todas as fases do projeto, desde o planejamento até a implantação, e hoje sei que estamos no caminho certo para melhorar a região ”, analisou o superintendente da SMTT, André Costa.