Futebol Internacional

Fifa anuncia Mundial de clubes a cada quatro anos com 24 times

Folhapress | 15/03/19 - 16h27
Reprodução

A Fifa anunciou nesta sexta (15) a reformulação do Mundial de Clubes a partir de 2021. A competição será realizada a cada quatro anos e deve contar com a participação de 24 times. A confirmação foi feita durante entrevista do presidente da Fifa, Gianni Infantino, após reunião do conselho a entidade em Miami. A competição estreará em "junho ou julho de 2021" e entra no calendário como substituto da Copa das Confederações, que deixará de ser disputada.

"Vamos ver um torneio real, que vai coroar o campeão mundial de clubes", disse Infantino.

Mais cedo, a associação de clubes europeus havia prometido boicotar um novo Mundial de Clubes. Infantino minimizou, dizendo que o novo formato na verdade irá diminuir o número de jogos das equipes.

"Nós não estamos criando um novo espaço para uma competição. Hoje, o vencedor joga duas partidas. Em 2021, o vencedor vai jogar 5 jogos em quatro anos. Não vai aumentar o número de jogos, vai diminuir", disse.

A competição substituirá o atual formato, que conta com sete clubes e tem disputa anual O modelo atual continuará até 2020. Infantino não entrou em detalhes sobre o modelo, mas a discussão no conselho era sobre um formato com 24 times. A América do Sul reivindica seis vagas.