Maceió

Fila para cadastro em apartamentos populares termina com tumulto na Secretaria de Habitação de Maceió

Eberth Lins | 08/09/21 - 10h09
Populares se aglomeram para tentar inscrição na Secretaria de Habitação de Maceió | Foto: Cortesia ao TNH1

Moradora do bairro Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, Marineuza Faustino da Silva, se viu parte de uma confusão ao tentar fazer a inscrição para os apartamentos populares da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (08). Assim como Marineuza, dezenas de pessoas se aglomeraram em frente à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), no Centro, prédio que abriga também o setor de Habitação, para tentar uma inscrição no programa habitacional.

"Já estive aqui outras vezes e sei que estão fazendo novas inscrições há pelo menos duas semanas. Hoje, diante da quantidade de pessoas, eles disseram que estão suspensas. Minha pergunta é: suspensas desde quando, se sei que todos esses dias foram feitos novos cadastros? Sei que a inscrição é um direito meu enquanto cidadã e não pode ser 'feita por cara, nem por debaixo dos panos'", argumentou a mulher que diz cumprir todos os requisitos para integrar o programa de habitação, a exemplo da baixa renda e Número de Identificação Social (NIS).

A fila de populares para tentar inscrição no setor de Habitação se estendeu por quase todo o quarteirão
A fila de populares para tentar inscrição no setor de Habitação se estendeu por quase todo o quarteirão (Foto: Cortesia ao TNH1)
A fila de populares para tentar inscrição no setor de Habitação se estendeu por quase todo o quarteirão
A fila de populares para tentar inscrição no setor de Habitação se estendeu por quase todo o quarteirão (Foto: Cortesia ao TNH1)

A fila de populares para tentar inscrição no setor de Habitação se estendeu por quase todo o quarteirão, até as proximidades da Estação Central, e o trânsito na região também ficou lento. Para conter o tumulto, guardas municipais foram acionados. O TNH1 entrou em contato com a Secretaria Adjunta de Habitação Popular e foi informado que novas inscrições estão suspensas, exceto para moradores de áreas de risco encaminhadas pela Defesa Civil e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Adjunta de Habitação Popular informa que os cadastros habitacionais estão temporariamente suspensos devido à pandemia da Covid-19. Continuam sendo atendidas pessoas das áreas de risco e em situação de vulnerabilidade encaminhadas pela Defesa Civil de Maceió e Assistência Social de Maceió, com dia e horários marcados. A medida em que houver flexibilização no decreto de combate à Covid-19, a Prefeitura de Maceió informará a retomada as inscrições. Quando isso ocorrer, o interessado deve procurar a sede da secretaria, localizada na rua do Imperador, no Centro de Maceió.