Brasil

Fiocruz avalia pedir nesta quinta-feira (7) uso emergencial da vacina de Oxford

CNN Brasil | 07/01/21 - 10h14
Divulgação

A Fiocruz confirmou à CNN que pode fazer ainda nesta quinta-feira (7) o pedido para o uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. Uma reunião está marcada para às 14 horas de hoje entre os pesquisadores da fundação e a Anvisa. O encontro será por videoconferência.

Vice-presidente de produção e inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger confirmou à CNN que o pedido aconteceria até esta sexta-feira (8), mas deve ser antecipado e a demanda acontecer ainda hoje.

À CNN, o vice-presidente afirmou que detalhes burocráticos estavam sendo resolvidos. “O plano [para o pedido emergencial] é conservador e feito com muita segurança, por isso a demora com o registro”, explicou.

Em paralelo, a Fiocruz concluiu, na terça-feira (5), a aquisição e distribuição de 2 milhões de doses extra do imunizante produzido pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford. O valor total do acordo é de R$ 59.400.000. O governo brasileiro confirma que a importação vai acontecer e prevê que as doses devam chegar ainda neste mês.

Marco Krieger voltou a confirmar que o registro regular do imunizante corre paralelamente ao pedido provisório e será concluído em qualquer cenário. “Vamos adicionalmente pedir o uso emergencial, mas a ideia é ter a autorização permanente da vacina o quanto antes”, afirmou o vice-presidente.

A Fiocruz pretende entregar os documentos finais para o registro da vacina de Oxford no Brasil até 15 de janeiro. Para Krieger, o envio dos últimos dados pode ser feito antes do dia planejado. Segundo ele, o processo “andou muito bem”.

A Fiocruz prevê produzir 100 milhões de doses da vacina a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado ainda no primeiro semestre. No segundo semestre, mais 110 milhões de doses devem ser produzidas inteiramente no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), vinculado à fundação.