Maceió

Fiscalização apreende 450 kg de alimentos impróprios para consumo, em Maceió

TNH1 com Secom Maceió | 07/01/22 - 11h52
Divulgação/Secom Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió retomou com as fiscalizações em 2022 e retirou de circulação, nessa quinta-feira, 06, cerca de 450 kg de alimentos impróprios para o consumo humano. O material apreendido – carne bovina, charque, calabresa, salsicha e queijo, entre outros produtos – estava fora do prazo de validade e, em parte, estragado. Os alimentos foram recolhidos de supermercados localizados nos bairros de Mangabeiras e Farol.

Após o recolhimento dos produtos em condições inadequadas, o estabelecimento foi notificado e recebeu todas as orientações necessárias para se adequar à legislação vigente. Quanto ao material apreendido, parte foi encaminhado para incineração no aterro sanitário do Benedito Bentes e a outra, doada para a alimentação dos jacarés do Parque Municipal, em Bebedouro.

“O trabalho da Vigilância de Maceió é contínuo para coibir as práticas irregulares que vão de encontro às normas sanitárias vigentes. Se são encontradas irregularidades – a exemplo do dia de hoje – ou condições inadequadas, os estabelecimentos são notificados e multados na forma da lei”, frisou o coordenador geral da Vigilância Municipal, Airton Santos, lembrando que, quando necessário, há ainda a interdição do local.

Santos reforça que o principal objetivo da Vigilância nessas ações é resguardar a saúde dos maceioenses, principalmente para evitar infecções causadas pela ingestão de alimentos estragados e/ou contaminados, que podem causar vômitos, febre, diarréia e até evoluir para a casos mais graves.

Ação educativa - Além das fiscalizações aos estabelecimentos de comercialização de alimentos, a Vigilância também retomou, desde o último dia 3, as inspeções em serviços disponibilizados à população como hospitais, clínicas e laboratórios, assim como nos demais estabelecimentos de atividades passíveis de fiscalização.

Na próxima terça-feira (11), a Vigilância Sanitária de Maceió vai dar continuidade ainda aos cursos de boas práticas para os diversos segmentos. A primeira turma de 2022 será formada por uma equipe de panificações de Maceió. Já na quinta-feira (13), a capacitação será direcionada a funcionários das escolas municipais.