Meio Ambiente

Fiscalização flagra grande desmatamento em área verde no Antares

Redação TNH1 | 06/05/21 - 15h16
Divulgação / BPA

Uma operação de fiscalização do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizada na manhã desta quinta-feira, 6, no bairro do Antares, parte alta de Maceió, constatou grande área de desmatamento na região de área verde do local. Um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas e representantes do Ministério Público Estadual e da associação de moradores do Antares também acompanharam a fiscalização. 

Em abril, o TNH1 mostrou que animais como cobras, raposas e até tamanduás estão aparecendo em condomínios residenciais após o desmatamento de uma área verde próxima. A Secretaria de Segurança Pública solicitou apuração sobre o caso e hoje o Batalhão de Polícia Ambiental reuniu um grupo para fiscalizar a área. 

Com a fauna praticamente expulsa do seu habitat, moradores de três condomínios na parte alta da capital passaram a "conviver" com bichos como sagui e serpentes, que surgem nas áreas comuns e até em apartamentos dos residenciais Parque Maceió, Monte Verde e Mata Atlântica. 

"A princípio, o pessoal da UFAL foi fazer o levantamento e o Batalhão Ambiental foi fazer a fiscalização. Detectamos vários desmatamentos e pegamos vários animais silvestres. Ninguém foi encontrado (os autores), mas foi tudo registrado em fotos e será encaminhado em uma peça ao Ministério Público. O pessoal pretende dar entrada ali como Área de Proteção Permanente ou Área de Proteção Ambiental", detalhou o sargento Aurélio, do BPA.   

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual de Alagoas para saber mais detalhes sobre quais procedimentos devem ser tomados. A matéria será atualizada assim que houver posicionamento.