Furto de fios de cobre é registrado em praça em Maceió

Publicado em 25/05/2026, às 11h44
Savio Lima/Ascom Ilumina
Savio Lima/Ascom Ilumina

Por Secom Maceió

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió registrou um furto na Praça Guimarães Passos, onde criminosos cortaram cabeamentos de iluminação, comprometendo temporariamente a iluminação do local.

Cerca de 20 metros de cabeamento de cobre foram subtraídos, afetando não apenas a iluminação da praça, mas também medidores de energia de ambulantes na área.

As equipes da Ilumina realizaram reparos na mesma noite do furto, restabelecendo a iluminação, enquanto a autarquia continua a monitorar ocorrências e colaborar com órgãos de segurança para prevenir novos crimes.

Resumo gerado por IA

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió(Ilumina) registrou, nesse final de semana, mais um caso de furto contra a rede de iluminação pública da capital. A ação criminosa ocorreu na Praça Guimarães Passos, no bairro do Poço, onde os cabeamentos responsáveis pela alimentação da iluminação pública foram cortados de maneira abrupta em diferentes pontos da estrutura elétrica.

Os criminosos conseguiram subtrair cerca de 20 metros de cabeamento de cobre, correspondente ao trecho de alimentação entre o comando e a primeira caixa de distribuição da rede. Outros cabos também foram alvo da ação, comprometendo temporariamente o funcionamento da iluminação da praça.

As equipes técnicas da Ilumina Maceió atuaram imediatamente e realizaram os reparos e reposição do material ainda na noite do domingo(24), restabelecendo toda a alimentação elétrica responsável pelo funcionamento da iluminação pública do espaço. Atualmente, toda a praça encontra-se novamente iluminada.

O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, reforça que ações de furto e vandalismo causam prejuízos diretos à população, comprometendo a segurança, o lazer e o bem-estar dos maceioenses. "Além disso, temos um custo extra aos cofres públicos e também precisamos relocar nossas equipes para essas ações emergenciais em detrimento da atuação das nossas manuteções programadas. Seguimos monitorando ocorrências e colaborando com os órgãos de segurança para combater esse tipo de crime", destaca.

Medidores de energia utilizados pelos ambulantes instalados no local também foram afetados, mas tratam-se de estruturas vinculadas à concessionária de energia.

Gostou? Compartilhe