Maceió

Gabinete da Causa Animal realiza 1ª Feira de Adoção de março na orla da Ponta Verde

Secom Maceió | 04/03/22 - 21h33
Victor Vercant/Ascom SMS

A primeira feira de adoção do mês de março vai acontecer no próximo domingo (06), das 08h às 16h, onde cães e gatos vão estar disponíveis para adoção na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde. Além das adoções, vão ser ofertadas 100 doses de vacina antirrábica para os pets. As feiras de adoção são organizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS).

As feiras têm contado com a presença da população a cada edição e a iniciativa já conseguiu acolhimento para 115 animais, garantindo que os pets adotados consigam melhores condições de saúde, cuidados e afeto. Vale reforçar que o animal adotado recebe um chip de identificação que permite saber quem é o responsável em caso de abandono.

Todos os animais que são levados para as feiras estão saudáveis. Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Já os filhotes passam por avaliação do médico-veterinário e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância de Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, fala sobre a importância do projeto e afirma que a Prefeitura está empenhada em dar apoio para o desenvolvimento de mais ações voltadas às políticas públicas para a causa animal.

“As adoções nas feiras têm contribuído bastante para diminuir o número de animais abandonados nas ruas e em abrigos. Todos os animais merecem ser cuidados com muito amor e responsabilidade. A cada adoção que conseguimos fazer a vida de mais um pet é mudada. Por isso, reforçamos o convite à população para visitar a feira e quem puder  faça uma adoção”, pontua a coordenadora.

O GGI Causa Animal é responsável por gerenciar, articular e implementar políticas voltadas aos animais. Ao preencher a ficha de adoção os donos ficam cientes da responsabilidade e deveres que devem ter com os pets mantendo a alimentação saudável, com ração adequada e trocas periódicas da água, banhos, manter a vacinação em dia e levar para atendimento médico, de forma periódica e quando houver necessidade.

Para adotar - Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.