Maceió

Gestantes, idosos e crianças: multidão passa horas em fila para cadastro em programas habitacionais

Thayla Paiva* | 25/01/22 - 12h24
Gestantes, idosos e crianças madrugam em filas na sede da Secretaria de Habitação de Maceió | Reprodução TV Pajuçara

A esperança de receber uma ficha de cadastramento para a realização do sonho da casa própria levou dezenas de pessoas a madrugarem nesta terça-feira (25), em frente à sede da Secretaria de Habitação de Maceió, o que mais uma vez gerou tumulto e muita aglomeração.  

A reportagem da TV Pajuçara/Record TV esteve no local e flagrou o descaso com a população, com a presença de crianças, gestantes, lactantes, idosos e cadeirantes. Muitos disseram que aguardavam por uma ficha na fila há aproximadamente dois dias.

A secretaria não dispõe de um espaço que abrigue a população no momento da espera e, em busca de sombra, algumas pessoas se arriscaram nos trilhos do VLT. “Eu estou com meu filho cadeirante desde ontem à tarde e só vou sair daqui com a minha ficha”, desabafou uma mulher.

Um calendário para a entrega dessas fichas foi divulgado pela secretaria, e dentre as informações contidas, vale destacar que, em tese, o prazo para os idosos realizarem o cadastramento seria do dia 17 até o dia 20 de janeiro. Já para as gestantes ou lactantes, o prazo seria de 24/01 a 27/01, enquanto as pessoas com 45 a 59 anos, de 31/01 a 10/02. O Município também informou que a população com 30 a 44 anos poderia fazer o cadastro de 14/01 a 24/02, e por fim, os jovens de 18 a 29 anos, de 07/03 a 17/03.

No entanto, as pessoas denunciam que desde domingo, mesmo acampando em frente à sede, não houve entrega de fichas. O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Habitação de Maceió e foi informado de que a quantidade de pessoas em busca do cadastro foi superior ao que foi previsto. Leia abaixo:

"A Secretaria Adjunta de Habitação Popular de Maceió informa que iniciou nesta segunda-feira (24) o atendimento ao grupo prioritário previsto por Lei. A  quantidade de pessoas em busca do cadastro foi superior a prevista  por conta de usuários sem toda documentação necessária e também os que compareceram fora do calendário divulgado pela Secretaria desde novembro do ano passado. 

A Secretaria de Habitação mantém atualmente dois pontos de atendimentos: a sede, no Centro, e o auditório da Escola Municipal Nosso Lar, no Vergel do Lago. Está sendo estudado novos pontos de atendimento em outros bairros de Maceió. Por fim, a Secretaria reforça que não é necessário que os usuários cheguem com muita antecedência aos postos de atendimento, que abrem às 8h."

*Estagiária sob supervisão da editoria