Mercado de Trabalho

Gilton Lima assume presidência do Sistema Fecomércio

Ascom Fecomércio | 14/10/19 - 14h37
Ascom Fecomércio

A partir de hoje (14/10), o Sistema Fecomércio Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Alagoas tem um novo presidente, Gilton Lima. Desde 2006 à frente do Sistema, Wilton Malta renunciou a função por questão de cunho pessoal relacionada à saúde. Como líder do Sistema, Malta focou na interiorização, inclusive inaugurando as Unidades Sesc e Senac Arapiraca, segundo maior município de Alagoas. O Sistema chegou no interior do Estado por meio das carretas levando cursos profissionalizantes e ações de saúde e educação. As ações chegaram aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, comerciários e a comunidade em geral.

O crescimento das entidades, o fortalecimento do setor, a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pela Fecomércio, pelo Sesc e peloo Senac são marcas da gestão do empresário Wilton Malta à frente do Sistema. Durante 13 anos como presidente, realizou um trabalho focado nas causas empresariais com transparência e lisura. Um diferencial de Malta foi compreender a necessidade de integrar a Fecomércio, o Sesc e o Senac. “Reconhecemos todas as contribuições do presidente Malta e sua postura leal aos interesses do Sistema é um legado que assumimos o compromisso em manter”, garantiu Gilton Lima.

Em um trecho da carta de renúncia, entregue na Fecomércio na sexta-feira (11/10), Malta destaca: “Na certeza de que durante todo o período em que presidi o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, movido por um propósito, envidei todos os esforços no sentido de que nós participantes do grupo pudéssemos escrever somente belas páginas na história dessas entidades, de modo que me despeço de todos com a consciência tranquila do dever cumprido”, afirmou Malta que é natural de Itapetim (PE), bacharel em Direito formando pelo Cesmac e de família de comerciantes com experiência no segmento de calçados e vestuário.

Em sua gestão, Malta orientou a equipe técnica a realizar ações visando melhorias às empresas alagoanas. Nesse sentido, a Fecomércio executou vários projetos e firmou diversas parcerias.

A capacitação de empresários, profissionais contábeis e de recursos humanos foi outra vertente trabalhada pela Federação, em parceria com Sebrae. A Federação promoveu, ainda, palestras focadas em atualizações em temas de gestão tributária e legislação trabalhista. A instalação da Frente Parlamentar do Comércio na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Maceió (CMM) abriu um amplo debate sobre assuntos pertinentes ao setor representado pela Fecomércio, o que fortaleceu, ainda mais, a atuação da Fecomércio.

A ampla atuação do Instituto Fecomércio AL ao desenvolver estudos e pesquisas no sentindo de auxiliar o setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Por meio desse trabalho, é possível prever e avaliar a demanda de consumo das famílias, o nível de endividamento da população e o índice de inadimplência; indicadores importantes para o planejamento das empresas. Estas pesquisas contam com a parceria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O Instituto atua, ainda, com pesquisas personalizadas para atender as demandas empresariais, fornecendo instrumentos de auxílio na mensuração e avaliação do potencial de mercado, da prospecção de recursos financeiros, do nível de satisfação e outros indicadores de interesse do solicitante; e pesquisas com foco no consumo nas datas comemorativas.

NOVA LIDERANÇA

Gilton Lima nasceu em Propriá (SE), onde começou sua vida empresarial e integra a diretoria da Fecomércio desde 2006. Empresário consolidado do ramo de material de construção, com lojas na capital e no interior, Lima transformou sua realidade carente numa trajetória de crescimento. Em 2016, recebeu o título de Cidadão Honorário de Palmeira dos Índios; um reconhecimento por buscar melhorias à classe empresarial do município. Durante anos, foi vogal na Junta Comercial do Estado de Alagoas. Também integra o Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Conedes).

Para ele, atuar no comércio requer habilidade e trato que são amadurecidos ao longo do tempo. “Comecei muito cedo no ramo, inexperiente, mas com vontade de transformar a minha realidade. Tomei tanto gosto pelo comércio que acabei me engajando em entidades representativas”, avalia. O novo presidente do Sistema Fecomércio afirma que vai continuar trabalhando com o mesmo empenho e atribui o crescimento da atuação do Sistema Fecomércio Alagoas a um trabalho de equipe. “O Sistema cresce de forma contínua e conquista o reconhecimento social. Nossa gestão, e digo nossa porque estava na vice-presidência, sempre foi compromissada e, por isso, os resultados se intensificaram. E não poderia ser diferente, pois representamos o segmento que mais gera empregos em Alagoas e no País. Acho que quando se constrói um trabalho bem feito, o reconhecimento é questão de tempo”, analisa.