Maceió

Golpe: pacientes e familiares da UPA do Trapiche também estão sendo vítimas de ação criminosa

TNH1 | 16/08/22 - 09h50
Foto: ISAC

Um golpe que está se tornando bastante conhecido mas que continua fazendo vítimas. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche informou, nesta terça-feira, 16, que criminosos estão utilizando também o nome da UPA para aplicar golpes nos familiares dos internados. A prática criminosa já é conhecida em diversas unidades da rede SUS do país, como noticiada na UPA do Benedito Bentes, no mês de julho.

O crime consiste em cobrar um valor de R$ 750,00 para a realização de exames e o custeio do transporte para a transferência hospitalar do paciente. Os criminosos conseguem entrar em contato com as famílias dos internados através de mensagens em aplicativos ou por ligações telefônicas.

O Instituto de Saúde e Cidadania (ISAC), organização social responsável pela gestão compartilhada da UPA Trapiche da Barra, já registrou Boletim de Ocorrência sobre o fato criminoso e recomenda o registro na delegacia para quem receber este tipo de abordagem.

Em nota, a UPA reafirma que as unidades do Sistema Único de Saúde são totalmente gratuitas e custeadas com recursos públicos do município, Estado e do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Dessa forma, todos os serviços nessas unidades são de graça. Os colaboradores que atuam nos estabelecimentos de saúde do SUS jamais entram em contato com pacientes ou familiares por WhatsApp e ligação para pedir dinheiro”, confirma a UPA do Trapiche.

Quem receber essas ligações também pode comunicar o golpe no telefone do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do ISAC: (63) 9 8467 9515.