Concursos

Governador confirma convocação das reservas da PC e Perícia Oficial

27/12/17 - 11h47

Em Igaci para a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) nesta quarta-feira, 27, o governador Renan Filho (PMDB), fez um rápido balanço sobre o segurança pública do estado e fez duas confirmações esperadas por muita gente. 

Sem especificar datas, o governador confirmou a convocação das reservas técnicas da Polícia Civil e da Perícia Oficial. Na PC, a cobrança pela convocação tem sido feita pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol). Já do lado da Perícia Oficial, O Sindicato Dos Peritos Oficiais de Alagoas (Sinpoal) também tem cobrado sistematicamente, e um grupo de aprovados no último concurso chegou a fazer protesto em novembro passado para cobrar a convocação.

Sobre a PC, Renan Filho disse que a Procuradoria teve "um entendimento diferente do governo, mas que hoje, quando voltar a Maceió, deverá tratar do assunto". E a reserva da Perícia deverá ser convocada devido a instalação do Instituto Médico Legal em Arapiraca. 

Veja trecho da entrevista que foi transmitida ao vivo pelo Facebook. 

Tais Vilas Boas, representante da Reserva Técnica dos Peritos, destaca as cobranças que têm sido feitas. "A reserva técnica teve diversas frustrações em 2017 diante de muitas promessas do governo. Em meio a tantas necessidades que Alagoas demanda sabemos que nossa convocação poderá contribuir muito com o trabalho da perícia que é um órgão que conta com poucas pessoas, inclusive para o funcionamento do IC de Arapiraca que ainda não iniciou suas atividades", disse.

REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

No balanço da segurança, o governador comemorou a saída do Estado do ranking da violência. 

"Com esses investimentos em segurança, com a convocação da reserva da PM, o novo concurso da PM e Bombeiros, reduzimos violência. Alagoas deixou o primeiro posto de violência no Brasil, e Maceió, que há 10 anos seguidos foi a mais violenta do país, caiu para 8º lugar", avaliou Renan Filho.

CISP

O CISP de Igaci, assim como nas outras 10 unidades já instaladas em outras cidades, a população conta com a integração das forças policiais, Civil e Militar, que atuarão no combate à criminalidade e na manutenção da segurança dos moradores, que passarão a ter em um único ambiente, atendimentos das demandas da segurança pública.